História, perguntado por santospollyy8177, 11 meses atrás

Ao partimos do principio de que a decadência do feudalismo dá lugar ao desenvolvimento do mercantilismo, á Gênese do capitalismo, podemos afirmar que em uma determinada noite, na Baixa Idade Média, os reis decidiram que era hora de suplantar o sistema feudal e implantar uma nova estrutura econômica na Europa, ou tudo fez parte de um processo longo e complexo? Explique!



Me ajudem por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por pixouacris
0

Tudo fez parte de um processo longo. A ascensão do sistema capitalista se dá por vários fatores, podendo ser pontuado a diminuição da influencia dos senhores feudais no período final da idade média, a paralisação do mercado agrícola feudal, agravada por uma epidemia de peste bubônica, fazendo assim, que a burguesia, que antes atuava apenas nos burgos ou cidades, se expandisse e buscaria sua força econômica adquirindo terras dos feudalistas que já não tinham como manter, fazendo dessa forma que o eixo financeiro se deslocasse para as cidades.

No momento mais decadente do sistema feudal, a necessidade de angariar mais fundos  para se manter,  os reis se aliaram à burguesia e assim promoveram a economia mercantil.

Apesar disso, a burguesia continuou abaixo da aristocracia, e ainda o antigo regime criava obstáculos à expansão da produção. Isso se resolveu através da Revolução Francesa, que, ao acabar com a monarquia, iniciou uma nova era, enterrando definitivamente o sistema feudal em toda a Europa, "inaugurando" assim o Sistema Capitalista.

Perguntas interessantes