Ao observar as obras A sala de estar, de Ernest Ludwig Kirchner, é A casa Branca, de Erich Heckel, que características expressionistas são semelhantes entre elas?
Soluções para a tarefa
Resposta: As principais características expressionistas em ambas as obras de Kirchner e Heckel, são as rejeições das convenções da estética da arte clássica.
Ambos aplicavam técnicas de expressão criativa observando-se, a aplicação das tintas de forma vigorosa do tubo sobre a tela.
Cada artista tinha sua própria técnica individual, mas mantinham características comuns, como a simplicidade da representação, o uso de cores vibrantes e uma harmonia em termos de composição.
Valorizavam os contornos simplificados, as formas reduzidas e as cores vivas brilhantes e contrastadas, era uma arte do imediato, do impulso e da emoção. O importante como se observa não era mais a reprodução exata da realidade, mas do que ele sentia e reproduzia em sua tela.
O expressionismo compreende a deformação da realidade para expressar de forma subjetiva a natureza e o ser humano, dando primazia à expressão de sentimentos em relação à simples descrição objetiva da realidade.
Explicação:
As principais semelhanças entre as obras expressionistas de Kirchner e Heckel são:
- Pinceladas rápidas e vigorosas
- Cores vibrantes
- Formatos simplificados
- Contraste de cores
Expressionismo
O movimento expressionista é conhecido por sua vigorosidade; a expressão exagerada. Suas principais características eram:
- O uso de cores intensas, contrastes e colorações irreais de objetos e pessoas;
- Abordagem de temas como loucura e solidão;
- Traçado/pincelada grossa, rápida e distorcida;
- Foco no subjetivo;
- Exposição do pessimismo;
- Deformação da realidade.
Alguns grandes nomes do expressionismo foram Edvard Munch, Van Gogh, Cândido Portinari e Anita Malfatti; os dois últimos, brasileiros.
Continue estudando sobre o Movimento Expressionista: https://brainly.com.br/tarefa/29975105
Bons estudos!