Química, perguntado por aninhabibi888p47amw, 1 ano atrás

Ao observar a caixa mostrada na figura,
você deseja descobrir algo sobre a sua estrutura interna. Você não possui ferramentas e não pode abrir a caixa. Ao puxar a corda B, esta aparenta mover -se livremente. Ao puxar a corda A, a corda C aparenta estar sendo puxada levemente e, ao puxar a corda C, a corda A quase desaparece no interior da caixa.

a) Baseando-se nas observações realizadas, construa um modelo para o mecanismo presente no interior da caixa.

c) Que outras experimentos poderiam ser realizados para aperfeiçoar o seu modelo?



Soluções para a tarefa

Respondido por MarciaAguilar
22

a) Para propor um modelo sobre a estrutura interna da caixa, devemos nos basear nas observações:

  • Como a corda B aparenta mover-se livremente ao ser puxada, imagino que a mesma está livre, sem conexão com as cordas A ou C e com a outra extremidade dentro da caixa.  
  • Como a corda C aparenta estar sendo puxada levemente ao se puxar a corda A, imagino que as cordas A e C são duas extremidades de uma mesma corda. No entanto, próximo ao orifício de saída da corda A deve haver um nó na parte interna que permite à corda C se movimentar levemente.
  • Como a corda A quase desaparece no interior da caixa ao puxar a corda C, fica claro que as duas estão conectadas. Próximo ao orifício interno da corda C não há nenhum impedimento, o que possivelmente permite à corda C sair da caixa e à corda A quase sumir dentro da caixa.

c) Para aperfeiçoar este modelo poderíamos puxar várias vezes a corda B, na tentativa de removê-la para fora da caixa e observar se há movimento nas cordas A e C. Assim confirmaríamos se realmente ela tem ou não conexão com as demais cordas.

No outro caso, para confirmar se há um nó interno próximo à extremidade de saída da corda A, bastaria puxar a corda C diversas vezes. Se a outra extremidade da corda (seria a corda A) saísse para fora da caixa, o modelo do nó seria rejeitado. No entanto, se ao puxar a corda C em algum momento a mesma fosse bloqueada de sair completamente, confirmaríamos que de fato havia um nó próximo à extremidade A.

Ah, faltou você colocar a figura com a caixa e as três cordas. Inseri como anexo logo abaixo, ok?

Bom, espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes