Ao nos voltarmos para a reflexão sobre o mundo, voltamo-nos para a reflexão filosófica. Para que essa reflexão se torne rigorosa, ou radical, é preciso que haja atitude crítica perante as informações recebidas e o pensamento crítico, marcado por indagações rigorosas sobre o mundo. Entretanto, esse tipo de atitude aponta para uma necessidade.
Escolha a seguir a resposta CORRETA:
a.
Ter uma visão simples e livre das coisas do mundo, para que se possa ver mais longe.
b.
Observar o conhecimento como algo em construção e que pode ser alterado, ampliado e, acima de tudo, criticado.
c.
Buscar novidades intelectuais e se manter alerta e vigilante para toda teoria plausível.
d.
Contar com a sorte na expansão da sabedoria individual, verificando também aquilo que os outros têm em comum.
e.
Visualizar as verdadeiras atitudes céticas e desprezar todo tipo de conhecimento factível.
Soluções para a tarefa
Resposta:
(B) ou (C)
Explicação:
Conforme o texto explicita, a atitude crítica deve ser marcada por indagações rigorosas quanto a qualquer informação recebida, tese ou teoria a respeito de algum tema.
Nesse sentido, meu amigo(a), as duas alternativas, as quais são (B) e (C), traduzem essa visão crítica e aguçada da realidade como ela se põe.
Se a gente for parar e analisar, veremos que, para termos uma atitude crítica, necessitamos observar o ''conhecimento como algo em construção'', até porque, se a gente se fechar para esse mundo transitório e alterável, a gente vai ficar com uma visão minimalista e fechada sobre as coisas, o que consequentemente vai nos tornar estúpidos. Portanto, com base no que eu disse, a alternativa (B) se encaixa muito bem.
No entanto, a alternativa C é razoável e aceitável também, porque ''buscar novidades e se manter alerta e vigilante'' é uma ação de quem está à procura de conhecimento para não cair JUSTAMENTE em DESCONHECIMENTO - e esse DESCONHECIMENTO, aliás, seria uma das consequências de ''não OBSERVAR O CONHECIMENTO COMO ALGO EM CONSTRUÇÃO''. Além disso, ao se ter um panorama de mundo mais crítico, fica mais fácil diferenciar entre o CERTO e o ERRADO, entre a TEORIA PLAUSÍVEL e a TEORIA NÃO PLAUSÍVEL.
Por fim, como bem expliquei aqui, as duas alternativas se enquadram muito bem. Se fosse para escolher uma, eu acho que iria de B - apesar de que a C, como eu disse, é muito adequada.
Fica a seu critério e entendimento, amigo(a).