Ao nos aproximarmos da conclusão do curso de Sociologia da Educação, espera-se que tenham construído ao longo das leituras, a compreensão da linha do tempo conceitual que estrutura a Sociologia da Educação:

Diante disso, construa um texto que explique ao menos três períodos em sequência dessa linha do tempo e a importância desses pensadores na constituição do que hoje entendemos como uma disciplina chamada Sociologia da Educação. Exemplo: você pode escolher falar do surgimento do termo Sociologia até as ideias de Durkheim, ou pode começar em Durkheim e seguir até o Manifesto da Educação Nova que estudou na disciplina História da Educação. Pode ainda, começar em Marx e terminar seu texto citando as contribuições de Paulo Freire, que era filósofo, mas que estudamos também nesta disciplina.
Soluções para a tarefa
Com base no enunciado acima, podemos compreender que:
Baseado na construção teórica e linha do tempo, podemos estabelecer uma relação entre Comte, Marx e Durkheim.
Deste modo, inicialmente, o pai da sociologia, desenvolveu essa ciência traçando um paralelo com as ciências da natureza, porém tendo o homem e a sociedade como pilar deste ponto, elencando o positivismo.
Mais a frente, vemos Karl Marx, estabelecer teorias que partiam da evolução da sociedade e seus processos complexos, como um estabelecimento dos processos fabris e as relações deturpadas de trabalho através da burguesia e o proletariado, logo, empregador e empregado, desenvolvendo o socialismo como um combate direto a indústria capitalista que ali se formava.
Por fim temos Durkheim que dialoga sobre a solidariedade mecânica e orgânica, onde uma pode ser elencada como primitiva e a segunda de maneira complexa, habituada através dos processos de trabalho.
Espero ter ajudado;
Um abraço.
A Sociologia é uma ciência dedicada ao estudo da sociedade, de suas estruturas, das relações entre homens e outros homens, instituições e etc.
O surgimento da sociologia vem com o positivismo de Augusto Comte, que passa a pensar, após o período da Revolução Industrial, a sociedade a partir de leis e métodos das ciências da natureza.
Após Comte, podemos apontar a ascensão de Marx, que procura identificar nas estruturas econômicas os parâmetros de análise para a sociedade. Marx foi um grande crítico do capitalismo e de sua estrutura de desigualdade.
Soma-se a eles, Émile Durkheim, influente pensador da sociologia, conhecido por ter criado, de fato, tal ciência, em seu contexto moderno. Dentre seus alvos de estudo estava o suicídio.
No campo da educação, estes pensadores contribuíram para a formulação de diversas abordagens, a tradicional, vista em Durkheim e Comte, e a pedagogia crítica, pautada nos ensinos de Karl Marx.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/12305620
Na imagem, Marx.