Ao misturarmos 28,2 g de ácido salicílico com 15,6 g de anidrido acético,
obtemos 30,7 g de aspirina. Quais são os rendimentos teórico e percentual.
2HOOCC6H4OH + C4H6O3 → 2HOOCC6H4O2C2H3
+ H2O
Soluções para a tarefa
(A equação já está balanceada)
Primeiro de tudo nós devemos ver quem está em excesso. Para isso, precisamos calcular a massa molar do ácido salicílico e do anidrido acético, o que eu já fiz e vou deixar aqui: Ácido Salicílico --
Anidrido acético -- .
Pela reação fornecida a gente sabe que 2 mols de ácido reagem com 1 mol de anidrido. Agora, vamos calcular quantos mols de cada substância há nas quantidades adicionadas na mistura.
I) Temos que 28,2g de ácido, dividindo pela massa molar, equivalem a, aproximadamente, 0,2 mol. Logo, seria de se esperar uma quantidade, em mol, 2 vezes menor para o anidrido, já que a proporção é de 2 pra 1. Nesse caso, seria de se esperar 0,1 mol.
II) Porém, quando calculamos a quantidade em mol que representa a massa adicionada de anidrido(15,6g), achamos, aproximadamente, 0,15 mol, significando que ele está em excesso de 0,05 mol.
III) Por isso, devemos tomar como base o ácido, por ele ser nosso limitante. Nesse contexto, a reação indica que 2 mols desse ácido formam 2 mols de aspirina, ou seja, a relação é de 1 para 1. Então, se 2 mols de ácido, produzem 2 mols de aspirina, logo, 0,2 de acido formam 0,2 de aspirina.
IV) Com isso em mãos, podemos calcular quanto, em massa, equivale a 0,2 mol de aspirina. Calculando a Massa Molar dessa substância e multiplicando pelo 0,2, vemos que seriam formados 36g dela, que representariam os 100%(rendimento teórico). Entretanto, a questão diz que só foram formados 30,7g de aspirina, o que dividido pelos 36g, aponta que tivemos um rendimento percentual de, aproximadamente 85%.
Espero ter ajudado!