Ao menos pelo que se pode depreender das fontes escritas, durante a Alta Idade Média o desconhecimento do Islã era quase total. [...] No princípio do século XII, Guiberto de Nogent reclama não ter podido encontrar maiores informações a respeito do desenvolvimento histórico do Islā. Ao contrário de uma opinião difundida entre seus contemporâneos, que tomam Maomé por um Deus, ele realça o caráter humano do profeta. A ideia de que os muçulmanos (geralmente chamados de "pagãos") cultuam ídolos é frequente no século XII, em particular nas canções de gesta que veiculam uma imagem bastante deformada do Islã. As cruzadas do Oriente produziram relações essencialmente militares (nascimento das Ordens Militares) e não parecem ter enriquecido os conhecimentos do Ocidente, nem suas condições materiais. Habituava -se, contudo, ao contato com os muçulmanos. Nas margens meridionais da Cristandade, populações muçulmanas relativamente numerosas foram integradas aos Estados criados ou aumentados às custas do Islã. O caso mais notável é, sem dúvida, o da Sicília árabo-normanda, onde foram vo luntariamente conservados em proveito da nova dinastia não apenas um povoamento muçulmano necessário para a valorização da ilha, mas também estruturas governamentais e administrativas, em particular no domínio fiscal, e elementos da própria concepção de monarquia. GUICHARD, Pierre. Islã. In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário analítico do Ocidente medieval. São Paulo: Editora Unesp, 2017. V.I, p. 711. Adaptado. Com base no texto anterior de Pierre Guichard, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I - Durante a Alta Idade Média os cristãos do ocidente medieval possuíam poucas informacões acerca do Islamismo. Ainda no século XII, cristãos como Guiberto de Nogent reclamavam acerca da falta de informações referentes ao desenvolvimento histórico do Islã. PORQUE II -As Cruzadas no oriente colocaram cristãos e muçulmanos em contato, possibilitando o aumento exponencial de informações históricas sob
Soluções para a tarefa
Duante a alta idade média o conhecimento do europeu ocidental sobre o islamismo e suas tradições era, de fato, extremamente limitado. Essa falta de conhecimento sobre a cultura muçulmana se manteve até a baixa idade média e foi um dos motivos da criação das cruzadas.
Contudo, segundo o texto apresentado, as cruzadas estreitaram o conhecimento militar sobre o islã, mas não o conhecimento histórico do ocidente sobre o oriente apesar de terem colocado cristãos e muçulmanos em contato. Logo, a alternativa I está correta, a alternativa II também está correta, mas não justifica a I.
Islamismo e cruzadas
O conhecimento da Europa ocidental sobre o oriente foi extremamente limitado durante a alta idade média. Isso ocorria por questões geográficas, políticas e religiosas.
Com o passar dos anos, esse desconhecimento se tornou um fator motivador das cruzadas de cristãos contra muçulmanos (já na baixa idade média).
Essas cruzadas colocaram muçulmanos e cristãos em maior contato, permitindo um maior conhecimento do ocidente sobre o oriente e sobre o Islã — tendo-se criado até mesmo rotas de comércio entre ocidente e oriente. Contudo, grande parte desse conhecimento era somente sobre o âmbito militar e comercial. Ou seja, não houve uma expansão do conhecimento histórico e cultural.
Assim sendo, é possível notar que ambas as alternativas apresentam fatos verdadeiros. Porém, um não justifica o outro.
Leia mais sobre as cruzadas: https://brainly.com.br/tarefa/22081
#SPJ1