ENEM, perguntado por izabellecoelho749, 5 meses atrás

Em um processo de gerenciamento de crises envolve vários conceitos importantes para um processo de negociação e finalização da crise em um resultado aceitável. Levando isso em consideração, é fundamental compreender os objetos que levaram o CEC (Causador do Evento Crítico) a estar nesta condição. Elaborado pelo professor, 2022. Você como futuro gestor em segurança privada, é importante ter conhecimento sobre a identificação de todos os personagens em um processo de gerenciamento de crises, logo, discorra sobre a diferenciação de refém e vítima, abordando qual é a importância para o negociador saber essa diferença.

Soluções para a tarefa

Respondido por AC1969
1

Numa situação em que existam prisioneiros sob ameaça, o objetivo maior do negociador é preservar vidas. Avaliar o grau de risco para os indivíduos requer que se compreenda se estão na condição de reféns ou vítimas:

  • Reféns são escolhidos sem intenção e aleatoriamente. O Causador do Evento Crítico (CEC) os usa como garantia, então eles têm valor para ele.
  • Vítimas são escolhidas intencionalmente, mesmo que de forma genérica. O CEC pode estar sendo movido por ódio ou fanatismo. As vítimas não possuem valor para ele e correm riscos mais imediatos.

 

Gerenciamento de crises e avaliação de riscos

Em uma situação crítica na qual vidas estejam em risco, um dos fatores que pesam é a urgência.

  • Caso haja risco imediato, pode haver a necessidade de intervenção.
  • Caso o risco não seja imediato, as forças de segurança usam negociação para contornar a crise.

   

A estimativa do fator de risco tem como um dos principais parâmetros a avaliação sobre se as pessoas sob ameaça são vítimas ou reféns. Exemplos:

  • Um assaltante de banco surpreendido pela polícia decidiu tomar um refém para negociar sua segurança. O risco é alto, porém pode não ser imediato.
  • Um radical que invadiu uma reunião de um grupo minoritário que ele odeia está rodeado de vítimas. O risco é imediato.

 

A avaliação sempre deve ser feita por profissional das forças de segurança com treinamento especializado.

Em todas as situações, chamar a Polícia ou comunicar as autoridades deve sempre ser a primeira medida adotada.

   

Continue aprendendo sobre segurança aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/52342525

 

#SPJ1

Perguntas interessantes