Ao longo dos séculos XVI e XVII a Inglaterra utilizou a sua imponente frota marítima para expandir seus negócios além-mar. O comércio ganhou destaque no seu desenvolvimento econômico. Foi na Inglaterra, durante a Revolução Industrial, no século XVIII, que se desenvolveram as primeiras máquinas a vapor e as primeiras fábricas. 1. Encontre a única alternativa que contenha os FATORES ECONÔMICOS que favoreceram o pioneirismo inglês na Revolução Industrial. * 1 ponto a) A caracterização da força de trabalho dos operários ingleses devido à organização em sindicatos filiados às indústrias locais. Assim, a renda de cada trabalhador era somada à dos industriais, favorecendo o desenvolvimento econômico e social das cidades londrinas do séc. XVIII. b) Os principais fatores sociais e econômicos que movimentaram a Inglaterra do séc. XVIII foram as chamadas cooperativas industriais em que os lucros dos industriais, somado ao trabalho dos operários favoreceram o enriquecimento e desenvolvimento econômico e social das cidades londrinas do séc. XVIII. c) A força da religião protestante que que pregava uma vida voltada para a oração e a Revolução Gloriosa: com a instalação da monarquia parlamentar na Inglaterra, foram tomadas várias medidas favoráveis ao crescimento industrial. d) O acúmulo de capital: desde o reinado de Elizabeth I (1558 – 1603), a Inglaterra havia acumulado capital por meio do comércio, da pirataria e da exploração colonial. A modernização da agricultura: a agricultura inglesa já havia se desenvolvido de forma comercial e usava técnicas modernas para garantir a produção e a mão de obra barata, após o Ato de Cercamento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
C
Explicação:
D O acúmulo de capital: desde o reinado de Elizabeth I (1558 – 1603), a Inglaterra havia acumulado capital por meio do comércio, da pirataria e da exploração colonial. A modernização da agricultura: a agricultura inglesa já havia se desenvolvido de forma comercial e usava técnicas modernas para garantir a produção e a mão de obra barata, após o Ato de Cercamento.
C A falta de carvão mineral e de ferro proporcionaram a descoberta de novas fontes de energia: a energia eólica era a fonte básica para mover as máquinas, e o carvão mineral foi substituído pelo diesel e passou a ser fonte de energia que garantia seu funcionamento.
Resposta:
1 d) O acúmulo de capital: desde o reinado de Elizabeth I (1558 – 1603), a Inglaterra havia acumulado capital por meio do comércio, da pirataria e da exploração colonial. A modernização da agricultura: a agricultura inglesa já havia se desenvolvido de forma comercial e usava técnicas modernas para garantir a produção e a mão de obra barata, após o Ato de Cercamento.
2 c) A falta de carvão mineral e de ferro proporcionaram a descoberta de novas fontes de energia: a energia eólica era a fonte básica para mover as máquinas, e o carvão mineral foi substituído pelo diesel e passou a ser fonte de energia que garantia seu funcionamento.
Explicação:
1 letra d
2 letra c