Sociologia, perguntado por carolpolimenii, 1 ano atrás

Ao longo do caminho percorrido até então foi possível conhecer parte dos conceitos desenvolvidos por autores considerados clássicos para a Sociologia. Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber são, sem sombra de dúvidas, os referenciais para muito do que se produz atualmente no campo das ciências humanas, seja para aprimorar o que criaram ou para contestar. Sua atualidade reside no fato de terem sistematizado questões ainda presentes e carentes de respostas.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos de Sociologia, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.



I. O processo de transição do modo feudal de produção ao capitalista se deu de forma relativamente rápida se considerarmos os grandes períodos históricos.

II. Antes do período da industrialização havia produção e circulação de mercadorias, mas em menor escala e sob outro regime de trabalho.

III. Os artesãos trabalhavam em suas casas, possuíam controle total sobre os processos produtivos, transmitiam o conhecimento aos aprendizes, tinham controle sobre si mesmos, sobre seu trabalho e sobre os frutos de todo o esforço.

IV. A transição desse modo de produzir mercadorias ao modelo fabril os conduziu ao longo de algumas etapas da condição de trabalhadores autônomos a trabalhadores controlados pelos patrões, pelo tempo do relógio e pelo ritmo das máquinas.

A Apenas as assertivas I e III estão corretas
B Apenas as assertivas I e IV estão corretas
C Apenas as assertivas II e III estão corretas
D Apenas as assertivas III e IV estão corretas
E Todas as assertivas estão corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
1

A alternativa E está correta.

A diferença nos dois modos de produção está justamente no controle pelos patrões e a aceleração do modo de produtividade com a criação das máquinas e rotina de trabalho moldada pelas fábricas.

O homem rural vivia no campo e tinha sua própria subsistência. A transição para o espaço urbano se deu a partir do crescimento das grandes fábricas e consequentemente da oportunidade de trabalho assalariado.

As transformações geográficas também se deram nas regiões periféricas, com o crescimento da segregação devido a desigualdade.

Perguntas interessantes