Ao longo de nossas aulas aprendemos que a as florestas fornecem matéria-prima tanto de produtos madeireiros quanto não madeireiros. Existem diversos produtos não madeireiros que podem ser explorados se as florestas forem mantidas vivas, em pé!
Dentre as alternativas abaixo, escolha a única que contém o nome de uma matéria prima não madeireira:
Semente
Lenha
Estaca
Serraria
Soluções para a tarefa
Resposta:
s benefícios diretos são mais fáceis de serem percebidos do que os indiretos, já que, na maioria das vezes, são de fácil valoração. Os benefícios diretos são considerados bens e se dividem em: produtos madeireiros, produtos não- madeireiros, recreação e turismo, fontes de plantas medicinais, áreas de pesquisa e educação e, fonte de recursos genéticos.
Juntamente com a produção de madeira (produção de bens materiais), a floresta produz bens imateriais, que são conceituados como benefícios indiretos. Alguns destes benefícios indiretos são: manutenção da fertilidade do solo e reciclagem de nutrientes, proteção de bacias hidrográficas, redução da poluição do ar, regulações climáticas, fixações de carbono e manutenção da biodiversidade.
Benefícios diretos
A madeira é um dos bens que mais utilizamos no dia-a-dia; ela está presente nos móveis, bem como nos artigos de cozinha, além de ser matéria-prima para as fábricas de celulose, produção de carvão e móveis. Segundo a Food Agriculture Organization – FAO, o consumo mundial de madeira vem crescendo a uma taxa de 0,3% ao ano, porém, o comércio nacional vem crescendo a uma taxa média de 6,6% ao ano.
Os produtos florestais não-madeireiros são produtos derivados de florestas que são utilizadas tanto para a subsistência como para a comercialização. Geralmente, são consumidos a nível local e podem apresentar um valor por hectare maior que o da madeira. Os produtos não-madeireiros mais comuns são: látex, óleo de dendê, frutos, como côco, cupuaçu, cacau, dentre outros. Muitos produtos não madeireiros são produzidos e consumidos pelas comunidades locais e não entram nas estatísticas oficiais, portanto a importância econômica destes produtos superam os dados oficiais.
A forma mais utilizada da floresta como recreação e diversão é através do ecoturismo, um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural. A valoração do ecoturismo é feita pelo valor pago pelos visitantes dividido pela área conservada visitada. Assim, o ecoturismo incentiva a conservação das florestas promovendo o bem-estar das populações envolvidas.
Explicação:
Espero ter te ajudado !