História, perguntado por mateusbarrosvilar, 5 meses atrás

Ao longo da história do Brasil republicano, alguns conflitos sociais adotaram uma linguagem nacionalista, que defendia novos elementos de identificação nacional como base para suas reivindicações, tais como:Leitura Avançada


a Coluna Prestes, movimento vinculado ao tenentismo, que se propunha a combater o poder das oligarquias regionais e reorganizar a economia e a política nacionais.

a Greve Geral de 1917, causada pela recusa dos operários brasileiros à exigência dos patrões italianos em apoiar a Itália na Primeira Guerra Mundial.

a Farroupilha, revolta que defendia a separação do Sul do Brasil por meio da formação da República Rio-Grandense.

o Cangaço, movimento popular que combatia o coronelismo, lutando pelo reconhecimento político de lideranças genuinamente populares como Lampião e Padre Cícero.

Soluções para a tarefa

Respondido por ANONIMOZKYT
2

Resposta:

canudos: A Guerra de Canudos (1896-1897), também conhecida como a revolução/insurreição de Canudos foi um conflito ocorrido entre um movimento popular e o exército da República brasileira na comunidade de Canudos.

Guerra do contestado : A Guerra do Contestado começou em 22 de outubro de 1912 e teve fim há 100 anos, em agosto de 1916. O conflito foi uma disputa pela região conhecida como “Contestado”, localizada entre Paraná e Santa Catarina. A Guerra aconteceu entre os camponeses e o poder do Estado.

Cangaço revolta da vacina : A chamada "Revolta da Vacina" foi uma insurreição popular ocorrida no Rio de Janeiro no início do século XX. A revolta ocorreu como uma reação popular à campanha da vacinação obrigatória, posta em prática pelo sanitarista Oswaldo Cruz.

A Revolta da Chibata :foi um motim naval no Rio de Janeiro, Brasil, ocorrido no final de novembro de 1910. Foi o resultado direto do uso de chibatadas por oficiais navais brancos ao punir marinheiros afro-brasileiros e mulatos.

A Greve Geral de 1917 : foi um movimento provocado pelos operários e comerciantes de São Paulo nos meses de junho e julho. Os trabalhadores pediam melhores condições de trabalho e aumento de salário. Depois de cinco dias de paralisação geral, os grevistas tiveram suas reivindicações atendidas.

Tenentismo: O movimento tenentista foi o nome dado ao movimento político-militar, e à série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro (tenentes) no início da década de 1920 descontentes com a situação política do Brasil.

A Coluna Prestes :foi um movimento político, liderado por militares, contrário ao governo da República Velha e às elites agrárias. Este movimento ocorreu entre os anos de 1925 e 1927. Teve este nome, pois um dos líderes do movimento foi o capitão Luís Carlos Prestes.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas interessantes