Ao jogar um dado podemos tirar os números 1,2,3,4,5 ou 6.
Pedro está jogando trilha com seu pai. Ele está a 4 casas de vencer o jogo. Para
que ele possa vencer, precisa tirar um número igual ou maior que 4. Dos números
disponíveis temos então as seguintes opções: 4,5 e6.
a) Por que os demais números do espaço amostral não são possibilidades de
solução para esse problema?
Soluções para a tarefa
Os demais números do espaço amostral não garantem a vitória de Pedro com apenas um lançamento do dado.
Esta questão está relacionada com probabilidade. A probabilidade é uma razão, calculada através da fração entre o número de possibilidades de um evento ocorrer e o número total de possibilidades. Este valor, na forma decimal, pode variar de 0 a 1 e, consequentemente, de 0 a 100%.
Nesse caso, veja que apenas os números 4, 5 e 6 são possibilidades de vitória para Pedro dentro do espaço amostral, composto pelos números do dado. Isso ocorre pois Pedro necessita tirar, pelo menos, um 4 para vencer o jogo. Logo, esses números indicam a possibilidade de vitória dele.
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Porque apenas valores maiores ou igual a 4 , o farão avançar a quantidade de casas necessárias para que ele vença.