Ao invés de se preocuparem com a questão de serem os vírus seres vivos ou não, os biólogos moleculares se interessam em observar o modo pelo qual eles desvirtuam, em seu próprio benefício, o funcionamento de uma célula, desencadeando doenças. Ao infectar uma célula, o vírus perde seu invólucro e leva o sistema de duplicação do material genético da célula a reproduzir seu próprio ácido nucléico e a produzir proteínas virais.
VILLARREAL, L. Afinal os vírus são seres vivos? Scientific American Brasil, n. 28 p. 21-24, 2008 (adaptado).
Considerando-se as caraterísticas fisiológicas do vírus, infere-se que
a.
o organismo por ele infectado é um animal.
b.
o material genético do vírus é DNA.
c.
o hospedeiro morrerá logo após a infecção.
d.
o vírus pode existir, também, na forma de vida livre.
e.
seu material genético altera o metabolismo da célula hospedeira.
Soluções para a tarefa
Resposta: e) - seu material genético altera o metabolismo da célula hospedeira.
Levando em consideração o texto acima, podemos concluir que o material genético do vírus altera o metabolismo da célula hospedeira. Alternativa E!
Os vírus são agentes biológicos acelulares, isto é, não possuem células em sua composição, de forma que se tornam parasitas obrigatórias, uma vez que precisam parasitar outras células para poder se replicarem. Estes parasitas não possuem atividade metabólica quando não estão parasitando outras células. É exatamente por isso que existe uma polêmica em relação aos vírus serem seres vivos ou não.
Desta forma, quando o vírus infecta o hospedeiro ele injeta o seu material genético e altera o metabolismo da célula hospedeira para que, assim, possa sobreviver.
Leia mais sobre os vírus em:
https://brainly.com.br/tarefa/525074