ao identificar um aquecimento, nosso hipotálamo, por meio do sistema nervoso simpático, avisa às glândulas sudoríparas que é hora de transpirar. O mecanismo descrito é um clássico exemplo de um processo:
Soluções para a tarefa
Explicação:
Composto por 99% de água e sais minerais, o suor é nosso sistema de arrefecimento
Graças ao suor que a temperatura do corpo é regulada. O processo é simples: ao identificar um aquecimento nosso hipotálamo, por meio do sistema nervoso simpático, avisa às glândulas sudoríparas que é hora de transpirar.
As glândulas funcionam como “tubos”. São pequenas e numerosas - temos três milhões delas no organismo e estão localizadas na cabeça, mãos, pés, virilhas e axilas, por exemplo.
O suor é produzido dentro das glândulas em quantidade que chega a 10 litros por dia. Apesar da composição aquosa e ser inodoro, o suor pode cheirar mal ao entrar em contato com as bactérias presentes na pele.
A transpiração é um processo constante. No verão, um adulto pode perder, em média, entre 2 e 2,5 litros de água pelo suor. Homens geralmente suam mais do que as mulheres, pois as glândulas masculinas são mais ativas.
Pessoas com o índice de massa corporal alto ou que se exercitam mais também transpiram mais. As primeiras porque precisam se esforçar mais para se movimentar devido ao peso e o segundo grupo, porque tem um catabolismo acentuado gerando muito calor.
Nossas emoções também interferem no suor. Sabemos que o sistema límbico atua diretamente no sistema nervoso autonômico simpático provocando sudorese.
É possível diminuir atranpiração?
Sim, mas nunca acabar com ela, pois é importante para o organismo. Podemos controlá-la. A cafeína e os alimentos apimentados, por exemplo, estimulam o sistema nervoso central, ativando as glândulas sudoríparas. Já as bebidas alcoólicas dilatam os vasos sanguíneos, o que leva a um aumento da temperatura corporal e, consequentemente, da transpiração.
O consumo de fontes de proteína em excesso, de alimentos ricos em enxofre (lentilha e feijão, por exemplo) e de muito alho deve ser evitado nesse caso, pois intensifica o odor desagradável provocado pela transpiração. O fumo também tem esse efeito.
Utilizar roupas com tecidos que facilitam a evaporação do suor e trocar o desodorante por um antitranspirante ajudam. Desodorantes apenas mascaram o odor da transpiração. Já os antitranspirantes reduzem a quantidade de suor liberada pelo corpo.
não sei se está serto mas teantei