História, perguntado por fatimasantos122, 10 meses atrás

“Ao historicizar a ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão federal responsável pela institucionalização de um conjunto de práticas culturais que sacramentou determinados bens culturais como representativos da história e da identidade nacional, observa-se que a constituição do patrimônio nacional alijou e silenciou os marcos da presença dos africanos e afrodescendentes, assim como dos indígenas, ao compor um mapa de bens tombados que representavam a elite política, católica e branca (RUBINO, 1996). Somente a partir da ampliação do conceito de patrimônio, nos anos 1970 e 1980, com a introdução da concepção de patrimônio cultural, associado à incorporação da noção de cidadania cultural ao campo do patrimônio, tal como registrado nos artigos referentes aos direitos culturais e ao patrimônio na Constituição de 1988, estabelecem-se as condições para a inclusão de bens associados às culturas indígenas e afro-brasileiras no universo do patrimônio - como ocorreu com o tombamento, em 1986, do Terreiro da Casa Branca, em Salvador, e da Serra da Barriga, em União dos Palmares (Alagoas), representativos da história e da cultura afro-brasileira. (...)



Na área da educação escolar, desde a instituição pelo MEC dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, em 1996, e para o Ensino Médio, em 1999, valoriza-se o conhecimento do “patrimônio etnocultural brasileiro” como constitutivo do currículo, mas precisamente da História como disciplina escolar, associado à ideia de pluralidade cultural e ao reconhecimento da diversidade cultural, representada pelas diversas culturas presentes na formação do Brasil e que contribuíram para a construção da identidade nacional (ABREU, 2007). A escola básica constitui, portanto, um lócus privilegiado para a educação patrimonial. Torna-se necessário, entretanto, que a educação patrimonial se fundamenta na problematização do próprio objeto. Caso a educação patrimonial seja planejada apenas a partir do tripé de “conhecer, preservar e difundir” os bens tombados pelos órgãos públicos estará a serviço da reprodução de determinadas concepções que orientaram a produção do patrimônio local, regional e/ou nacional. Assim, as experiências de aprendizagem associadas aos bens culturais devem compreender a investigação acerca das políticas públicas de produção de determinado passado e memória pela ação de agentes, instituições e instrumentos próprios do campo do patrimônio (DELGADO e OLIVEIRA, 2008).” (DELGADO, Andréa Ferreira; MAMIGONIAN, Beatriz Gallotti. Programa SANTA AFRO CATARINA: Educação patrimonial e a presença de africanos e afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina. Contemplado no Edital PROEXT 2011 – MEC/SESu, projeto, p. 03-04).



Acima temos uma citação do projeto SANTA AFRO CATARINA: Educação patrimonial e a presença de africanos e afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina que propõe ações sobre o patrimônio cultural afrodescendente de Florianópolis. No Saiba Mais você encontra o texto completo.



Você deve escrever uma proposta de plano de aula na qual utiliza um patrimônio cultural ligado à QUESTÃO INDÍGENA no Brasil ou na sua região e dialogue com a Lei 11.645 de 2008.

O plano de aula deve conter:

Título da aula;
Problema gerador da aula (questão central a ser debatida na aula);
Objetivo da aula;
Imagem e descrição do patrimônio cultural escolhido.
Escreva um texto autoral e caso utilize algum texto de apoio faça as referências de acordo com a ABNT.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
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Olá,

Ao criar uma proposta de plano de aula na qual utiliza um patrimônio cultural ligado com a questão indígena, temos:

Título da aula;  compreendendo a importância da moradia dos povos indígenas.

Problema gerador da aula (questão central a ser debatida na aula);  como as invasões portuguesas e posterior domínio afetaram diretamente a vida e as moradias dos povos indígenas no Brasil.

Objetivo da aula;  esclarecer como os índios brasileiros foram afetados pela colonização portuguesa, sobretudo, compreender a importância de seus métodos construtivos e do papel de abrigo e proteção que as ocas possuem na cultura indígena.

Imagem e descrição do patrimônio cultural escolhido: a imagem refere-se a uma oca, que é sim um dos patrimônios culturais e símbolos dos povos indígenas brasileiros.

Abraços!

Anexos:
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