História, perguntado por robertomatipoovaw3a, 1 ano atrás

Ao final da Idade Média uma relação mais ou menos comum em vários países era a dificuldade de desenvolver as atividades comerciais diante da conjuntura das três diferentes esferas de poder político: o poder local, o poder central e o poder religioso que atuavam conjuntamente. Responda quem representava cada esfera de poder no período medieval e explique cada uma delas.

Soluções para a tarefa

Respondido por jeannecardoson
3
O poder local corresponde ao senhor de terras do lugar, fosse ele um vassalo ou um poderoso suserano. Ele detinha a posse do poder político e judiciário, e recebia tributos dos que viviam em suas terras: os servos, trabalhadores agrícolas e os vilões, como eram chamados os que moravam em vilas.

O poder central corresponde ao poder do rei. Na Idade Média, o rei era como um grande suserano, e as questões judiciais e militares mais importantes eram levadas até ele. Embora tradicionalmente se entenda que o poder do rei era pequeno, ainda assim ele tinha um papel importante na sociedade.

O poder religioso corresponde à Igreja Católica. Tanto a nível local como central, os padres, bispos e especialmente o papa tinham a autoridade espiritual. Dito de forma simples, eles deviam garantir o apoio de Deus. Por isso, era a Igreja Católica que coroava os reis, por exemplo.

robertomatipoovaw3a: Obrigado!
Perguntas interessantes