ENEM, perguntado por DanielLucas97601, 7 meses atrás

"Ao fim da Guerra Fria, alguns especialistas disseram que a 'geoeconomia' havia substituído a geopolítica. O poder econômico se tornaria a chave do sucesso na política mundial, uma mudança que muitos acharam que conduziria a um mundo dominado por Japão e Alemanha. Hoje, alguns interpretam a ascensão da participação da China na produção mundial como uma mudança fundamental no equilíbrio de poder global, mas sem considerar o poder militar".

Com relação ao fragmento acima, apresente DUAS razões pelas quais se pode afirmar que, apesar da importância crescente dos fatores geoeconômicos e do surgimento de novas potências econômicas, as disputas mundiais de poder continuam tendo por base a geopolítica.​

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
17

Seguem duas razões que mostram porque as disputas mundiais de poder continuam tendo por base a geopolítica:

1) disponibilidade de recursos naturais - esse é um fator determinante para um país exercer poder sobre outro. Como sabemos, as matérias-primas (água, petróleo, gás natural, outras) são essenciais para a fabricação de alimentos e demais bens de consumo.

2) influência do país no continente - sobretudo nas questões tecnológicas (tecnologias voltadas para a produção), econômicas e militares.

Mantenha-se firme na busca pelos seus objetivos!

Perguntas interessantes