Ao explicar o coaching de carreira em uma reunião de trabalho, Alice destaca o modelo GROW como ferramenta possível de aplicação nesse processo.
Exemplificando uma aplicação prática de cada letra do modelo, Alice destaca:
A.
Objetivo (G), o colaborador traça todos os objetivos que pretende atingir até a aposentadoria; Realidade (R), destaca quais objetivos estão mais próximos da sua realidade; Opções (O), define como irá realizar cada um ao longo do ano; Execução (W), estabelece quanto de dinheiro precisa para executar o plano de ação.
B.
Objetivo (G), o coach define os objetivos que o coachee deve buscar; Realidade (R), o coach aponta a realidade que visualiza na vida do coachee; Opções (O), o coach dá três opções para que o coachee escolha qual vai executar; Execução (W), o coachee deverá executar naquela semana a opção escolhida.
C.
Objetivo (G), definição de um objetivo para a carreira dentro de cinco anos; Realidade (R), projetar qual será a realidade nesses cinco anos; Opções (O), definir opções de ação ano a ano; Execução (W), agir rumo ao objetivo fazendo avaliações anuais até que se completem os cinco anos e os resultados sejam avaliados.
D.
Objetivo (G), estabelecer o coaching de carreira como uma prática efetiva para a organização; Realidade (R), ver quais outras metodologias podem ser substituídas na empresa pelo coaching de carreira; Opções (O), manter as opções de ferramentas já utilizadas que possam ser usadas com o coaching de carreira; Execução (W), aplica semanalmente o coaching de carreira em todas as áreas da organização.
E.
Objetivo (G), diz respeito à definição de um objetivo a ser alcançado pelo coachee, o qual pode ser algo mais geral ou específico; Realidade (R), diz respeito às condições que o colaborador tem atualmente para a consecução do objetivo definido; Opções (O), considerando a realidade, o colaborador definirá as opções que visualiza para atender ao objetivo; Execução (W), o colaborador sinaliza o que efetivamente irá fazer para alcançar o objetivo, quando irá atingi-lo e quem poderá ajudá-lo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra E
Explicação:
Objetivo (G), diz respeito à definição de um objetivo a ser alcançado pelo coachee, o qual pode ser algo mais geral ou específico; Realidade (R), diz respeito às condições que o colaborador tem atualmente para a consecução do objetivo definido; Opções (O), considerando a realidade, o colaborador definirá as opções que visualiza para atender ao objetivo; Execução (W), o colaborador sinaliza o que efetivamente irá fazer para alcançar o objetivo, quando irá atingi-lo e quem poderá ajudá-lo. As outras definições estão incorretas por apresentarem distorções na aplicação da ferramenta. É possível verificar ao compará-las com a resposta correta. Ressalta-se que as definições na aplicação do modelo GROW são feitas pelo coachee com estímulos do coach, e não por este, de maneira impositiva.
Resposta:
E
Explicação:
E. Objetivo (G), diz respeito à definição de um objetivo a ser alcançado pelo coachee, o qual pode ser algo mais geral ou específico; Realidade (R), diz respeito às condições que o colaborador tem atualmente para a consecução do objetivo definido; Opções (O), considerando a realidade, o colaborador definirá as opções que visualiza para atender ao objetivo; Execução (W), o colaborador sinaliza o que efetivamente irá fazer para alcançar o objetivo, quando irá atingi-lo e quem poderá ajudá-lo.
John Whitmore, autor do livro “Coaching para Performance”, foi responsável por desenvolver um método chamado GROW — palavra que em inglês significa “crescer” e reúne as letras iniciais dos quatro pilares deste método de Coaching. São elas:
G = Goal (metas)
R = Reality (realidade)
O = Options (opções)
W = What, When e Who (o que, quando e quem vai fazer).
Para cada uma dessas letras, John Whitmore definiu uma série de indagações que precisam ser feitas e respondidas pelo coachee para que o modelo GROW atue de maneira eficiente.