Ao estudarmos as características da obra de alguns fotógrafos brasileiros, percebemos que estes, no clique de suas câmeras, apresentam uma nova forma de ver o mundo. Dessa forma:
A-) As fotografias de fachadas frontais de Sebastião Salgado retratam o cotidiano e as inovações arquitetônicas dos grandes centros urbanos.
B-) Realizando o registro de obras artísticas efêmeras, por meio da adoção de alimentos e outros materiais perecíveis sobre superfícies estáticas, Thomaz Farkas explora o conceito de finitude.
C-) Em ensaios temáticos como os de Vik Muniz, percebem-se a perpetuação e a seriação de cenas cotidianas.
D-) Traduzindo o pioneirismo na área documental, Rosângela Rennó traduz um olhar diferenciado sobre questões polêmicas e críticas dos grandes centros urbanos, como as questões relacionadas à mobilidade urbana e à moradia, por meio de cliques que exploram ângulos inusitados.
E-) As fotoformas de Geraldo de Barros, por meio da sobreposição de imagens, corte e demais interferências no material fotográfico, aproximam a fotografia das artes gráficas, explorando temáticas concretas.
Soluções para a tarefa
Sobre os fotógrafos brasileiros, temos que a afirmativa correta é a letra: E) As fotoformas de Geraldo de Barros, por meio da sobreposição de imagens, corte e demais interferências no material fotográfico, aproximam a fotografia das artes gráficas, explorando temáticas concretas.
Geraldo de Barros foi um importante fotógrafo e pintor do Brasil. Em que suas obras se destacavam pelo uso das formas geométricas e da arte pop, em que recriava imagens usando diversas referencias, como, por exemplo, o desenho industrial.
Foi o responsável pela criação das fotoformas, que consistiam na sobreposição de imagens, com cortes e com outras formas de material fotográfico. Essa tipologia de obra artística, mostrava a relação ente a fotografia e as artes gráficas.
Bons estudos!
Resposta: letra E
Explicação: acertei no CMSP