Ao estudarmos a história do Egito Antigo, é comum dissociarmos esse Estado do restante do continente africano. Em geral, passa-se nas escolas a ideia de que o Egito foi um Estado fechado em si e com nenhuma interação, ou muito pouca, com demais Estados do período.
A esse respeito, analise as afirmações a seguir:
I) O proeminente comércio realizado entre Egito e Kush é apenas um dos muitos indícios que demonstram a incoerência dessa premissa.
II) Embora carregada de preconceitos associados a África, o raciocínio está correto, uma vez que o comércio em África apenas se inicia no século XVI.
III) Essa premissa costuma ignorar o pertencimento do Saara ao continente africano e o constante comércio transaariano.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I.
b)
apenas II.
c)
apenas III.
d)
apenas I e II.
e)
apenas I e III.
Soluções para a tarefa
Sobre a história do Egito Antigo e restante do continente africano:
Está correto o que se afirma em: e) apenas I e III.
Mais de cinco mil anos antes de Cristo, já existiam populações mais concentradas de prática agrícola ao lado dos rios Nilo, Niger e Congo. Eles aprimoravam o conhecimento tecnológico e desenvolviam comunidades cada vez mais sofisticadas, formando povoados com estrutura social fortemente hierarquizada e, em longo prazo, reinos e entidades politicamente organizados.
A Núbia Antiga era habitada por povos nilóticos negroides e foi por milênios, ponto de encontro entre os egípcios e os povos negroides da África Subsaariana.
Aproximadamente há 2.500 anos, a Núbia, foi governada por muitos faraós negros, chefes políticos e militares do reino de Cuxe, cuja prosperidade do Império era devido ao controle das principais rotas comerciais transaarianas, às margens meridionais do Nilo.
Os Cuxitas dominavam por aproximadamente cinco séculos entre os anos 300 a.C. e 200 d.C., um vasto território, do norte e centro do Sudão Oriental até aos pântanos do Nilo Superior, no sul.
Bons estudos!
Resposta:
Apenas as afirmativas I e III estão corretas. Correto
conforme explicado anteriormente.
Explicação: