Ao estudarmos a Ciência Política, consequentemente, acabamos fazendo uma ligação com o Direito Constitucional, visto que não há como separar Estado, cidadão, dignidade humana, liberdade, de forma isolada, objetivando soluções particulares. Por essa razão, coube-nos fazer a análise sobre o que é de fato protegido e proporcionado em sociedade. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: A dignidade humana está intimamente ligada com a igualdade de direitos entre os sujeitos. Alternativa 2: Ao falarmos em questões sociais, situações de risco ou até mesmo a forma de gestão de uma sociedade, sempre devemos zelar pela igualdade de direitos entre os indivíduos. Alternativa 3: A liberdade conquistada por meio da dignidade humana só foi possível no momento em que o homem se tornou um sujeito de produção de bens e serviços para sobrevivência da sociedade. Alternativa 4: Os problemas sociais enfrentados na sociedade moderna foram criados por uma má administração do próprio Estado, o que fez com que a sociedade passasse a não acreditar mais na máquina pública. Alternativa 5: Como vimos, a dignidade da pessoa humana é um preceito fundamental e que merece destaque diferenciado, considerando que as leis se baseiam nele, protegendo assim que o indivíduo deve ser obter o mínimo de dignidade proporcionado pelo Estado. Questão 9 de 10
Soluções para a tarefa
A alternativa 4) é a correta.
A má gestão do estado fez com que a sociedade passasse a não acreditar mais na máquina pública.
Não é de hoje, e não é só no Brasil, que a maquina publica tem muitos problemas ligados a ineficiência e a má administração, o que tira a fé do povo na sua gestão.
É nítido os problemas dos países que possuem uma maquina publica gigantesca, são problemas de todos os cunhos possíveis, sociais, econômicos de liberdade, de saúde, educação, entre outros.
Resposta:
Como vimos, a dignidade da pessoa humana é um preceito fundamental e que merece destaque diferenciado, considerando que as leis se baseiam nele, protegendo assim que o indivíduo deve ser obter o mínimo de dignidade proporcionado pelo Estado.
Explicação:
O mínimo necessário à existência constitui um direito fundamental, posto que sem ele cessa a possibilidade de sobrevivência do homem e desaparecem as condições iniciais da liberdade. A dignidade humana e as condições materiais da existência não podem retroceder aquém de um mínimo, sendo dever do Estado fornecer as prestações materiais básicas, sob pena de intervenção do Poder Judiciário. O princípio da dignidade da pessoa humana é considerado o princípio norteador do ordenamento jurídico brasileiro, sendo a base de todos os direitos constitucionais, e ainda, orientador estatal, visto que todas as decisões tem que serem pautadas com o objetivo de garantir que a dignidade da pessoa humana seja preservada. O presente estudo tem como objetivo analisar o papel do mínimo existencial enfatizando a sua relevância para a efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana, destacando o papel da jurisprudência no afastamento dos principais obstáculos jurídicos (reserva do possível, separação de poderes, legalidade orçamentária) alegados pelo Poder Público na tentativa de justificar sua omissão administrativa na implementação de políticas públicas essenciais.