Ao escrever uma, notícia o jornalista deve se preocupar com o quê?
Soluções para a tarefa
Explicação:
radioescuta - Veja telerreportagem.
repercussão - Notícia que possa gerar grande reação, transtorno ou comoção merece que o jornal ouça a opinião de várias pessoas e publique a repercussão de preferência na mesma edição.
Estas são as recomendações da Folha para jornalistas encarregados de investigar e editar a repercussão de uma notícia:
a) Informe-se sobre o fato em detalhes;
b) Verifique com o editor a possibilidade de fazer pergunta original e importante, que fuja do tradicional O que o sr. achou de...;
c) Componha uma lista extensa, diversificada e pluralista de pessoas a serem ouvidas, prevendo que muitas delas não serão encontradas;
d) Evite ouvir pessoas que não tenham ligação, afinidade ou conhecimento do tema;
e) Reproduza apenas o trecho principal de cada entrevista, sempre entre aspas (veja declaração textual, no cap. Texto);
f) Disponha as entrevistas no texto em ordem descrescente de importância.
reportagem - Relato de acontecimento importante, feito pelo jornalista que tenha estado no local em que o fato ocorreu ou tenha apurado as informações relativas a ele. A reportagem é o produto fundamental da atividade jornalística.
Ela deve conter a descrição do fato a mais exata e objetiva possível, o relato das versões de todas as partes envolvidas no fato e, se possível, a opinião de especialistas.
Antes de tudo, o repórter deve procurar se informar sobre o assunto que vai cobrir. No local, deve observar e registrar detalhes do ambiente e dos personagens e ter especial atenção ao anotar números e nomes. A qualidade do texto final depende em larga medida do rigor na apuração dos fatos e da elaboração de um roteiro que divida os temas e os encadeie ao longo do texto. Veja ambientação; anotações; distanciamento; exatidão; gravador; investigação jornalística; objetividade (no cap. Projeto Folha).
reportagem especial - Requer extenso e minucioso levantamento de informações. Pode aprofundar um fato recém-noticiado ou revelar um fato inédito com ampla documentação e riqueza de detalhes.
repórter - Jornalista que capta informações, apura, checa, confronta e redige. Deve reunir grande capacidade de registrar e analisar fatos e detalhes a que o leitor não tem acesso. Trabalha como uma espécie de intérprete e deve por isso escrever com correção e clareza, sem ser trivial.
Tradicionalmente, não era tarefa do repórter atuar na edição do material que produz. Na Folha, ele precisa ter texto final. Cabe também a ele sugerir artes, fotos, sub-retrancas, títulos e legendas e adequar seu texto ao tamanho determinado pela diagramação.
repórter especial - Jornalista de grande capacidade que se dedica a reportagens de maior fôlego, que exijam experiência, planejamento e consulta a muitas fontes. Veja cargos de confiança (no cap. Projeto Folha).
repórter fotográfico - Jornalista que capta informações e as elabora por intermédio da fotografia. Deve se preocupar com todo o processo de produção de informações, desde o levantamento e sugestão de pautas até a diagramação. Deve ser capaz de fazer também a coleta de dados para a elaboração de um texto, quando for necessário. Na Folha, o repórter fotográfico é responsável pela apuração das informações essenciais das legendas das fotos que produz. O repórter fotográfico deve estar tão informado sobre o assunto que vai cobrir quanto o repórter de texto. Deve fazer sua própria pesquisa e obter informações com o repórter de texto, editores e editores-assistentes. Veja fotografia; identificação de foto.
reunião - A prática de reuniões é importante no processo de produção jornalística. Na Folha, elas devem ser rápidas, objetivas e eficientes. Para isso:
a) Agende-se para as reuniões assim que for convocado;
b) Chegue ao local no horário marcado;
c) Limite suas intervenções aos temas da pauta;
d) Procure só falar quando o coordenador lhe der a palavra;
e) Compareça com todo o material necessário para sua participação.
rumor/boato/fofoca - A Folha só publica rumor (notícia não-confirmada), mediante consulta prévia à Secretaria de Redação, quando não há tempo de comprovar a exatidão de informação que possa vir a ser relevante. Nesses casos, indique sempre que se trata de notícia não-confirmada. Boatos (informações falsas) só podem ser publicados quando geram notícia, por exemplo: O boato da morte de Saddam Hussein fez despencar os preços do petróleo. Neste caso, deixe claro para o leitor que a morte de Saddam Hussein é notícia falsa. Fofoca significa mexerico, intriga.
Veja rumor/boato/fofoca (no cap. Texto)
Resposta:a pessoa que escreve uma notícia (jornalista) deve ser imparcial e objetivo . Não pode expor opinião pessoal e verificar se o fato é verdadeiro
Explicação:espero ajudar