Ao destacar as filosofias e teorias que se fizeram presentes na história do Serviço Social brasileiro vimos os períodos em que cada uma delas mais se fizeram presentes. Desta forma, analise as alternativas abaixo e assinale a correta. A) As Encíclicas Rerum Novarum e Centesimo Anno foram às bases do Serviço Social na década de 1940. B) No início da profissão no Brasil a doutrina da Igreja Católica não exercia uma influência significativa. C) As Encíclicas Rerum Novarum e Centesimo Anno foram às bases do Serviço Social na década de 1930. D) As encíclicas Rerum Novarum e Quadragésimo Anno foram às bases do Serviço Social na década de 1930. E) No início da profissão no Brasil, na década de 1930 a fenomenologia era o embasamento dos primeiros assistentes sociais
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
É verdadeira a alternativa D,
As duas encíclicas principais da posição político-econômica da Igreja Católica até a década de 1940 foram a Rerum Novarum (de 1891) e a Quadragésimo Anno, de 1931, tendo sido ambas as bases do modo como, na década de 1930, se compreendia o Serviço Social no Brasil.
Profundamente ligado com a Igreja e com as ideias de caridade, os dois documentos criticavam o socialismo e o comunismo, defendiam a propriedade privada e defendiam que era necessário remediar a miséria por meio da "cristianização" da economia, coisa que definiu os rumos da profissão em nosso país por décadas.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Ed. Moral,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás