Ao contrário da filosofia clássica preocupada com a verdade universal os helenista se preocupavam a verdade do interior do ser humano qual a concepção da felicidade para ambas as correntes de pensamento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Filósofos clássicos acreditavam no ideal de felicidade, imutável e permanente, enquanto os helenos, moradores da região de Hélade (Grécia Antiga) acreditavam que a verdade era proporcional à cada ser humano, a felicidade estava atrelada às pessoas e, uma vez sendo diferentes umas das outras, poderiam existir vários tipos de felicidade.
Explicação:
Bom dia/tarde/noite, caro companheiro. Para entender melhor a resposta podemos analisar o pensamento de dois diferentes pensadores gregos a saber, Platão - filósofo Clássico - e Plotino - filósofo do período Heleno, ou seja, da Grécia Antiga. Nesse sentido, Platão teorizava sobre o ideal de verdade que, uma vez alcançado, permitia ao ser humano compreender a verdade e ser verdadeiro em sua completude, diferentemente de Plotino, que teorizou a verdade como sendo algo intrínseco a cada um de nós, logo, plástica e não homogênea. Para elucidar tal linha de pensamento, Plotino acreditava que a melhor forma de os seres humanos melhorarem o Universo era melhorando a si mesmos, ou seja, descobrir as suas verdades para então contribuir para com o desenvolvimento de toda a humanidade. Espero ter ajudado.
OBS: O conteúdo da resposta é baseado no estudo dos filósofos clássicos e foi retirado de seus próprios ensinamentos, em seus livros e postulados, sendo importante destacar que revelam uma interpretação para lhe auxiliar em sua construção de pensamento.