Ao colocar o estudante como figura central para que a aprendizagem escolar ocorra, entendendo que os aspectos subjetivos têm importância e que o meio intervém nesse processo de desenvolvimento cognitivo e social, as tendências pedagógicas liberais progressistas se opõem radicalmente ao paradigma educacional liberal tradicional do século
XIX e início do século XX. Seus efeitos são percebidos nas práticas escolares até os dias atuais. Veja na imagem a seguir o caso de
uma professora recém-formada que passou a atuar como regente
de uma turma.
Agora é com você. Na função de coordenador pedagógico de Paula e com base no pensamento liberal renovador, combine com a professora algumas práticas pedagógicas e avaliativas que poderiam ser implementadas em sala de aula para reverter esse quadro.
Soluções para a tarefa
Tendo em vista uma prática pedagógica liberal progressista pude identificar vários erros na condução de ensino Paula. Como coordenador pedagógico ensinarei para ela que ela deve por em prática técnicas de não confrontamento, colocando ela e seus alunos não em posições hierarquias de retentor do conhecimento e o outro um simples receptor, é preciso trabalhar para que tanto docente quanto discente consigam construir o conhecimento juntos(antiautoritarismo). Outro ponto importante é a forma individualista que ela adotou, para superar isso é preciso que ela realize atividades em grupo, estimule a curiosidade e o pensamento crítico, além de uma tentativa de autogestão pedagógica, onde os alunos possam aprender através de metodologias ativas com o professor servindo de guia.
questão para estudo: https://brainly.com.br/tarefa/33918796
Resposta:
Como coordenador pedagógico, você pode mostrar a Paula que sua postura docente está muito atrelada à tendência pedagógica tradicional. Por isso, ela deve mudar esse foco, permitindo também elementos de outras correntes de pensamento e propondo atividades mais interativas e práticas, que partam do interesse dos estudantes e focalizem a pesquisa para resolver problemas e desafios como um método aplicável. Os exames individuais e classificatórios propostos pela professora devem ser substituídos por avaliações baseadas nas observações sobre as ações dos alunos durante os momentos de interação e reflexão diante dos desafios propostos, o que facilita o papel de mediadora que Paula passaria a assumir. Os alunos também podem adotar práticas de autoavaliação para que se comprometam com seu desenvolvimento.
Explicação: