ao cobrar um tiro de meta, um goleiro chuta na direção horizontal, uma bola, inicialmente em repouso, de massa igual a 500g.Sabendo que a bola atinge a velocidade final de 108km/h,calcule o trabalho realizado pela força resultante
Soluções para a tarefa
Resumidamente, a variação da energia cinética corresponde ao trabalho realizado sobre um corpo. Logo, para descobrirmos o trabalho (W) realizado, basta calcular a variação da energia cinética (ΔEc) da bola.
Sabendo disso, podemos concluir que:
Ou seja, o trabalho W é dado pela diferença entre energia cinética FINAL e energia cinética INICIAL. A partir disso, basta substituir os valores e realizar os cálculos, lembrando que todos devem ser convertidos para as respectivas unidades do S.I. (massa em kg e velocidade em m/s). Assim, teremos:
Note que, como a bola partiu do repouso, sua velocidade inicial é igual a zero e, consequentemente, toda a segunda parcela da equação (energia cinética inicial), também será igual a zero. Portanto, o trabalho realizado será medido apenas pela energia cinética final da bola: