Ao assistir a uma apresentação musical, um músico que estava na plateia percebeu que conseguia ouvir quase perfeitamente o som da banda, perdendo um pouco de nitidez nas notas mais agudas. Ele verificou que havia muitas pessoas bem mais altas à sua frente, bloqueando a visão direta do palco e o acesso aos alto-falantes. Sabe-se que a velocidade do som no ar é 340 m/s e que a região de frequências das notas emitidas é de, aproximadamente, 20 Hz a 4 000 Hz. Qual fenômeno ondulatório é o principal responsável para que o músico percebesse essa diferenciação do som?
Soluções para a tarefa
Baseado em todas as informações físicas e musicais que o enunciado nos trouxe, podemos dizer que, o fenômeno ondulatório que é o principal responsável para que o músico perceba essa diferenciação é a Difração.
Vamos aos dados/resoluções:
Primeiramente, temos que calcular o comprimento de onda λ do som mais agudo, logo, ficaremos com:
λ = v / f = 340 / 4000 = 0,085 m = 8,5 cm.
É de conhecimento público que é razoável raciocinar que os corpos e as cabeças dos indivíduos à frente do músico têm dimensões maiores que o comprimento de onda do som mais agudo.
Finalizando então dessa forma, a difração é dificultada por esses obstáculos físicos, ocasionando uma diferenciação na percepção desses sons.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Resposta:
difração
Explicação: