Ao aprender ações táticas ofensivas, o aluno compreende o que fazer durante um jogo, se movimentando, se desmarcando, realizando fintas para enganar o adversário.O ensino de ações táticas ofensivas do handebol devem acontecer durante as aulas de Educação Física.
KRAVCHYCHYN, Cláudio; COSTA, Luciane Cristina Arantes da. Esportes Coletivos: Basquetebol e Handebol. Maringá:UniCesumar, 2016.
Sobre o ensino desse conteúdo, leia as afirmações abaixo.
I. Até os 12 anos, os principais conteúdos a serem trabalhados são o jogo em conjunto de formas simplificadas em superioridade numérica e igualdade numérica.
II. Essas ações táticas, em conjunto com a aprendizagem das formas básicas das técnicas (arremessos, passes, recepção e fintas), podem ser distribuídas nos conteúdos de 6º e 7º anos.
III. Mesmo que seja importante que os alunos compreendam as posições de cada jogador no ataque, é fundamental que o conteúdo privilegiado nas aulas seja a tática individual.
IV. Sistemas ofensivos mais complexos, que envolvem aprendizagem de movimentos específicos de jogo com um ou dois pivôs, movimentações ofensivas contra defesa individual, podem ser iniciados a partir dos 15 anos ou no Ensino Médio.
É correto o que afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
III e V, apenas.
Alternativa 4:
IV e V, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
png 140 e 141 do livro
Olá.
Conforme a leitura, compreende-se que:
A alternativa correta é a 5, isto porque, até os 12 anos, os conteúdos expostos para o aprendizado devem ser de forma simplificada, até por se tratar de alunos com uma idade que ainda não conseguem assimilar movimentos mais complexos.
O professor pode unir as ações táticas mais básicas com outras técnicas básicas, como descritas no item II, que favorecem o aprendizado dos alunos dos 6º e 7º ano.
Trabalhar a parte técnica e tática deve ser de acordo com a idade, por isso, quanto maior a idade, maior o nível de dificuldade na execução dos movimentos. Com o tempo, o professor pode inserir situações de jogo com problemas para serem resolvidos.
Bons estudos!