Ao analisar a tarifa Alves Branco, que entrou em vigor em 1844, conclui-se que ela foi uma tarifa protecionista que contrariou os interesses ingleses da época. Explique por quê.
Soluções para a tarefa
Respondido por
39
Na época a Inglaterra era potência mundial e possuia um monopólio, porque já tinha passado pela revolução industrial. Enquanto isso, a tarifa Alves Branco aumentava o imposto alfandegário de importação para 30%, caso não houvesse produto nacional similar, e 60%, caso houvesse produto similar nacional. Com essas taxas, se tornava muito caro importar e o consumo diminiua, diminuindo consequentemente o faturamento da Inglaterra.
Respondido por
17
Oi!
A Tarifa Alves Branco teve esse nome devido ao seu criador, o Ministro da Fazenda Manuel Alves Branco, ela foi implementada em 12 de agosto de 1844.
Era uma tarifa alfandegária que levou ao aumento das taxas de importação:
- subiu para 30%, não havendo produto similar nacional
- subiu para 60%, havendo produto similar nacional
Essa tarifa ocasionou em um forte impacto sobre cerca de três mil produtos. Os ingleses ficaram insatisfeitos, pois estavam acostumados a terem privilégios quanto se tratava de comercializar seus produtos - isso desde antes da independência do Brasil.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Pedagogia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás