História, perguntado por sofiahg1405, 7 meses atrás

Antes do Islamismo, a escravidão era praticada entre os árabes, mas segundo o historiador Robert Mantran: [...] o Corão tentou atenuá-la (escravidão) concedendo um estatuto, decerto inferior, aos escravos que, todavia, podia tornar-se muçulmanos. A emancipação foi regulamentada e os libertos (Mawali) continuavam clientes do seu antigo senhor. ao muçulmano era proibido escravizar outro muçulmano, o que contribui para reforçar à fraternidade entre os crentes. Bibliografia: MANTRAN, Robert. Expansão muçulmana: século VII-XI. São Paulo: Pioneira, 1997, p. 74.

a) De acordo com o Corão, o que deve acontecer com a escravidão?
b) O que você compreende da frase: "os libertos (mawali) continuavam clientes de seu antigo senhor"?
c) De acordo com o texto, de que maneira o islamismo "contribuiu para reforçar a fraternidade entre os crentes"?

Soluções para a tarefa

Respondido por MviviR0ch
12

Boa tarde!

De acordo com o Alcorão um dos princípios que mais são respeitados é de que Deus criou a humanidade para ela mesma seja responsável por suas ações.

Neste sentido, cada ser humano tem deveres e responsabilidades das quais ele não pode se eximir, a dignidade humana, não pode em momento algum ser violada.

Sabe-se que no século XVII a escravidão era muito comum no império Árabe, por meios de guerras e comercialização, os escravos eram meios fáceis de serem adquiridos.

Os textos do Alcorão, dizem que a escravidão deveria ser extinta, e clamava o direito à liberdade. Assim, líderes muçulmanos eram encorajados a libertar seus prisioneiros de guerra, ou então, incentivados a trocá-los em negociações.

Respondido por nataliafransantos
7

a) O alcorão tentou atenuar a escravidão, concedendo aos escravos um status inferior, onde ele poderia se tornar mulçumano. Foi regulamentado a emancipação e o escravo que fosse libertado, deveria continuar sendo cliente do seu senhor.

b) Pode ser entendido que quando os escravos eram libertados, se tornariam clientes do seu senhor, ainda persistia um vínculo semelhante à escravidão.

Desta maneira, com a emancipação, o indivíduo não se tornava totalmente livre, apenas teria um pouco mais de direitos e liberdade, comparado aos tempos em que eram escravizados.

c) O islamismo contribuía para a fraternidade entre os crentes porque um mulçumano não poderia escravizar outro mulçumano, sendo assim havia mais possibilidade de paz e harmonia entre aqueles que praticassem esta religião.

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/23436943

Anexos:
Perguntas interessantes