antes da guerra com o brasil, o paraguai tinha uma economia estável, com estradas de ferro, siderurgia e grande número de indústrias, a balança comercial era favorável e não havia analfabetismo infantil no país, compare as situações socioeconômicas do paraguai e do brasil, em meados do século XIX
Soluções para a tarefa
A economia paraguaia em meados do século XIX era praticamente auto-suficiente na produção agrícola, com um notável desenvolvimento industrial-metalúrgico, forte comércio exterior e o que era muito importante não havia contraído dívidas externas com a Inglaterra. Socialmente, não existiam grandes diferenças de classe social e miséria no Paraguai.
A economia brasileira, ao contrário, estava submetida aos interesses britânicos desde a época do processo de independência. Predominava, no Brasil, ainda, o sistema de “plantation”, economia agrícola e as indústrias praticamente não existiam de base exportadora, latifundiária, monocultora e escravista. Socialmente, a grande maioria da população brasileira era de negros-escravos, índios e de trabalhadores marginalizados pelo mercado do trabalho, vivendo em condições sub-humanas. As estradas de ferro são as semelhanças mais próximas entre os dois países, porque foram implantadas no mesmo período para servir como transporte aos produtos de exportação.
Bons estudos!