Anterior à escravidão negra, na América Portuguesa, em especial no Nordeste, os portugueses utilizaram amplamente os índios como força de trabalho no cultivo do açúcar e da mandioca. Sobre essa situação, assinale a afirmativa correta.
O nativo possuía o direito de escolher entre ser um trabalhador remunerado ou viver livre nas regiões distantes do litoral.
A Igreja Católica pouco fez para intermediar as relações nobres, colonos e índios. Isto se deveu ao fato que sua única preocupação era cuidar da construção de diversas igrejas na nova colônia.
A escravidão indígena teve poucas consequências na formação do povo brasileiro, isto porque a presença dos nativos no litoral nordestino era insuficiente. Desse modo, foram mínimas as mortes ocorridas pelo trabalho escravo.
Os indígenas, por já estarem acostumados a serem escravizados por tribos inimigas, adaptaram-se facilmente à situação, algumas vezes auxiliando no processo de ocupação dos novos territórios.
Mesmo com a Lei Portuguesa considerando ilegal a escravidão indígena, muito em parte devido a proteção dada pela Igreja Católica, muitas tribos continuavam sofrendo com as perseguições de colonos em busca de escravos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Ultima afirmativa esta correta
Perguntas interessantes