Andressa é professora da Educação Infantil em Belém há pouco mais de 4 meses. Chegado o período de elaboração dos relatórios de desenvolvimento de seus alunos, optou por retomar os estudos acerca do desenvolvimento cognitivo, visando embasar cientificamente suas observações e análises no que se refere a este aspecto do desenvolvimento humano. Tendo em vista os pressupostos teóricos da epistemologia genética, analise as afirmativas e considere (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
I. Andressa retomou que a criança, no período pré-operatório, comete equívocos de lógica, pois seu pensamento ainda é intuitivo, ou seja, suas respostas baseiam-se em experiências perceptivas ou atuações de ensaio e erro, o que justifica a razão pela qual a criança discute quando é oferecido massa de modelar em formato de bastão e bolinha, apesar de terem a mesma quantidade de massa.
II. Andressa rememorou que no período operatório-concreto a criança estabelece a reversibilidade completa de raciocínio e a generalização de esquemas e, por isso, consegue se depreender da base concreta para organizar o pensamento lógico. As discussões sobre quantidade de massa e volume, por exemplo, não são mais realizadas a partir da percepção visual e sim com base na quantidade fornecida.
III. Andressa relembrou que o período sensório-motor é riquíssimo na aquisição de esquemas de ação, pois a criança está conhecendo o mundo e agindo sobre ele. Por isso, a exploração do ambiente é tão importante, de modo a gerar desequilíbrios cognitivos e permitir que a criança possa dominar novos modos de interagir com o ambiente e com os objetos, permitindo, assim, uma interação mais coerente com o meio.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As três alternativas são verdadeiras.
Explicação:
Olá!
A epistemoliga genética proposta pelo suíço Jean Piaget é uma das maiores contribuintes no entendimento de como se dá o desenvolvimento humano.
Baseada na inteligência e na construção do conhecimento, aborda os caminhos percorridos pelo indivíduo, sozinho ou conjuntamente, apresentando as etapas deste processo, que se tornam um paralelo entre processo biológico e cognitivo.
Estágio 1: Sensoriomotor, (nascimento ao entorno de 18 a 24 meses), atinge um equilíbrio biológico-cognitivo que permite a construção de uma estrutura linguística, é o período anterior a linguagem. Aqui são empregadas ações e percepções para estimular o desenvolvimento das estruturas mentais.
Estágio 2: pré-operatório (2 – 7 anos), atinge um estágio onde aplica o jogo simbólico, utiliza-se da linguagem. Nesta fase se tem a introdução ao conceito da moralidade (noção entre certo e errado).
Estágio 3: operatório concreto (7/8 – 11 anos), as ações já internalizadas tornam-se operações realizadas em cima do objeto concreto.
Estágio 4: operações formais (11 – 12 anos em diante), já se dispõe do raciocínio hipotético-dedutivo para a realização das operações sobre as hipóteses e não mais, somente, sobre os objetos.
Ao analisarmos as afirmativas percebemos que todas estão corretas.
Siga em frente, bons estudos!
Resposta:
Alternativa 1:
V, V, V.