Administração, perguntado por adrielybdressler, 11 meses atrás

Andrea, apesar de bem jovem, foi promovida à chefia de uma equipe com profissionais experientes e qualificados, mas as dificuldades começaram logo. Sem saber lidar com isso, ela começou a se esquivar de situações difíceis, deixando a solução para a sua experiente equipe. Apesar disso, Andrea continuava com uma boa imagem perante seus superiores. Após alguns meses, tornou-se evidente que Andrea estava enfrentando algumas dificuldades. Mais recentemente, a equipe havia percebido que ela tinha o hábito de ausentar-se nos momentos de crise. Ela simplesmente deixava a solução do problema a cargo da equipe enquanto adotava uma atitude de expectativa. Sempre havia boas justificativas para a sua ausência, como alguma reunião inadiável fora do escritório ou outras razões pessoais. A equipe havia aprendido a não contar com ela e a compensar sua ausência. Além disso, quando estava sob pressão, ela ocasionalmente fornecia informações falsas que resultavam em respostas inconsistentes. Depois de fazer isso, ela recorria a seus assessores para resolver o problema. Sua estrela começou a perder o brilho quando vários subordinados diretos se queixaram que ela não compreendia a natureza do trabalho. Ficou claro que sua falta de experiência prática dificultava seu apoio aos interesses e pontos de vista dos subordinados.Suponha que você é um membro da equipe diretamente subordinado a Andrea. Aponte e conceitue, qual destas funções básicas (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar) que deveria ser aplicada ou desenvolvida no “caso Andréa”.​

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
1

Com base no caso relatado, podemos afirmar que a gestora Andrea deveria adotar uma postura de líder situacional, uma vez que os profissionais eram altamente qualificados para os exercícios das funções.

Para adotar à postura de líder situacional, seria necessário ter o controle de todas as atividades realizadas na organização, de modo que ela pudesse compreender a natureza do trabalho. Além disso, seria interessante se Andrea pudesse prever potenciais contingencias durante a execução dos trabalhos.

Sendo assim, podemos considerar que as funções controle e prever poderiam ter ajudado Andrea na realização das atividades de gestão.

Cuide-se bem!

Perguntas interessantes