Analise os textos e as figuras a seguir.Marco Polo descreve uma ponte, pedra por pedra."Mas qual é a pedra que sustenta a ponte?"pergunta Kublai Khan."A ponte não é sustentada por esta ou aquela pedra,"responde Marco,"mas pela curva do arco que estas formam."Kublai Khan permanece em silêncio, refletindo.Depois acrescenta:"Por que falar das pedras? Só o arco me interessa."Polo responde:"Sem pedras o arco não existe." (CALVINO, Italo [1972]. As cidades invisíveis. São Paulo:Companhia das Letras, 1990, p. 79)Há dois mil anos, numa descrição muito simplificada, catorze arcos dispostos radialmente em revolução formarama cúpula do Panteão, em Roma, com seus 43 m de diâmetro.Chama-se pedra-chave de um arco aquela mais alta, a última a ser colocada. É ela que o completa e é somente apósa sua colocação que se torna possível a retirada docimbramento que escora o arco durante a sua construção.No Panteão, no ponto de junção dos seus catorze "arcos",justo ali onde estaria a pedra-chave comum a todos eles, háum vazio. Como isso é possível?Que solução construtiva possibilita especificamente a existência daquela abertura?(A) Cimbramento mantido.(B) Teto em caixotões.(C) Anel de compressão.(D) Concreto armado.(E) Vigas de aço.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A alternativa correta é a (C) Anel de compressão.
Para o anel de compressão um dos aspectos essenciais é compreender o perfil de garantia como compressão de uma câmara de combustão em que o cilintro tenha o máximo de garantia assim como uma melhoria na performance da vedação.
Ele é construido sob elementos de um material em que se proporciona uma maior durabilidade no desgaste em que o devido anel se pauta na combustão em parceria com uma temperatura excessiva.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás