Analise os gráficos relativos ao comportamento de plantas sujeitas a diferentes condições ambientais: a) Em relação ao gráfico I, em que horário aproximado do dia se espera maior quantidade de estômatos abertos? b) Considerando os gráficos II e III, como representativos de indivíduos da mesma espécie, indique aquele associado a plantas em estresse hídrico e aquele associado à maior taxa de fotossíntese no período de maior luminosidade. c) Pela análise do gráfico IV, qual planta cresce melhor na sombra? Qual é a intensidade mínima de luz, aproximadamente, para que a planta B consuma mais CO2 do que produza?
#FUVEST
Soluções para a tarefa
Para alternativa A), B) e C) , respectivamente temos: Aproximadamente 12 - 12h30 ; Gráfico II se relaciona com à maior taxa fotossintética e Gráfico III se relaciona com à condição de estresse hídrico ; A planta A apresenta maior eficiência na realização da fotossíntese, e , portanto, cresce melhor na sombra. Logo, a intensidade mínima de luz para que a Planta B consuma mais CO2 do que produz (ou seja, realiza mais fotossíntese do que respiração) .
Vamos aos dados/resoluções:
O gráfico I mostra claramente que a absorção de água é grande no período entre 12 e 13 horas, logo, nesse intervalo espera-se que maior quantidade de estômatos permaneça aberta, facilitando a transpiração da planta.
O gráfico II mostra que ocorrem muitos estômatos abertos 12 e 16 horas (período de maior luminosidade), indicando alta taxa fotossintética. Já o gráfico III mostra que ao longo do dia, a quantidade de estômatos que se abrem é mínima, evidenciado um ambiente com condições de estresse hídrico, logo a planta não irá abrir seus estômatos para evitar a perda d'água.
Finalizando com o Gráfico IV é possível perceber que para uma baixa intensidade luminosa, a planta A é mais eficiente, isto é, realiza mais fotossíntese, que a espécie B, logo ela apresenta maior crescimento em condições de sombreamento.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)