Análise Orientada a Objetos I
Av - Subst. 1 - pt2
4) A programação orientada a objetos teve início na década de 70 com a linguagem SIMULA, parte da linguagem Smalltalk, mas ganhou grande visibilidade na década de 80. Os métodos de modelagem orientados a objeto surgiram no final da década de 80, sendo que na década de 90 uma grande diversidade de autores lançou seus métodos, praticamente com propostas semelhantes e fundamentos nos conceitos da orientação a objetos.
Assinale a alternativa correta que define o conceito de Objeto:
Alternativas:
a)Um objeto pode ser definido como um grupo de classes do mundo real que possuem tipos de características e de comportamento em comum.
b)Um objeto pode ser definido como os acontecimentos que fazem os objetos mudarem de estado, ou seja, é uma transmissão ou informação unidirecional de um objeto para outro.
c)Um objeto pode ser definido como qualquer coisa concreta ou abstrata com existência no mundo real, com características e comportamento próprio, sendo possível identificá-lo como único. Os objetos são descritos por seus atributos e operações.
d)Um objeto pode ser definido como o ato de reunir em uma estrutura chamada classe, as suas características e os seus comportamentos, permitindo que uma classe proteja a integridade de suas partes.
e)Um objeto pode ser definido como o ocultamento de informações, consistindo na separação dos seus aspectos externos e dos seus detalhes internos, acessíveis por outros objetos.
5) A Unified Modeling Language (UML) aborda aspectos relacionados à documentação, padronização e modelagem de sistemas de softwares a serem desenvolvidos.
Sobre as características da UML, julgue as sentenças a seguir:
I.É uma linguagem de modelagem indicada para especificar, documentar, estruturar e fornecer uma visão lógica do software.
II.Utiliza atores e casos de uso para mostrar estruturas e fronteiras de um sistema e suas principais funções e funcionalidades.
III.Utiliza diagrama de classes, no qual demonstra atributos, operações e relacionamentos, para representar a estrutura dinâmica do sistema.
IV.Representa a estrutura estática com os diagramas de estado, sequência, colaboração e atividades.
V.Revela a arquitetura de implementação física (hardware ou pacote software) com os diagramas de componentes e implementação.
Estão corretos os itens:
Alternativas:
a)I, II e III.
b)I, III e IV.
c)II, IV e V.
d)I, II e V.
e)I, II, III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Na questão 4 a alternativa correta é a C, uma vez que realmente o objeto pode ser definido como qualquer coisa concreta ou abstrata com existência no mundo real, com características e comportamento próprio, sendo possível identificá-lo como único. Os objetos são descritos por seus atributos e operações.
Na questão 5 a alternativa correta é a d) I, II e V.
A alternativa IV fala-se “Representa a estrutura estática com os diagramas de estado, sequência, colaboração e atividades. ” Não ocorre uma representação e sim que os diagramas de classe modelam a estrutura estática de um pacote ou de um sistema completo.
E na alternativa III fala-se “Utiliza diagrama de classes, no qual demonstra atributos, operações e relacionamentos, para representar a estrutura dinâmica do sistema. ” Mas na verdade o diagrama de classes é uma representação da estrutura e relações das classes que servem de modelo para objetos.
Espero ter ajudado!