Sociologia, perguntado por alinejennifer, 11 meses atrás

Analise o trecho a seguir: “...as cidades industriais cresceram consideravelmente, a produção manufatureira quase duplicou na segunda metade do século XVIII e aumentou ainda mais no início do século XIX, e, em 1801, sendo que praticamente 30% da mão de obra estava na indústria e na mineração, e este percentual passou para 40% em apenas três décadas (HUNT; LAUTZENHEISER, 2013).” Considerando as características da mão de obra e do mercado de trabalho nesse período, é correto afirmar que: Escolha uma: a. Para reduzir bruscamente os salários, em 1762, foi derrubada uma lei que regulava os salários por meio da imposição de pisos salariais beneficiando os empresários. b. A quantidade de mão de obra era um fator preocupante, uma vez que a taxa de mortalidade aumentava a cada dia e a taxa de natalidade reduzindo ainda mais o número de pessoas. c. Conforme as fábricas iam se desenvolvendo, a competitividade com os artesãos diminuía, impactando no número menor de novos trabalhadores assalariados no mercado em busca de emprego. d. No mercado de trabalho, a ideia de laissez-faire era cada vez mais forte, pois, o governo intervinha cada dia menos no mercado de trabalho. e. Os salários eram controlados pelo governo, que buscava aumentá-los, já que o aumento na oferta de mão de obra reduzia o seu valor automaticamente.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
9

Resposta:

Alternativa D.

Explicação:

O conceito laissez-faire se refere a economia liberal que estava em ideia e intenção de crescimento a partir do ritmo acelerado de produção.

Bem, dentre as questões do liberalismo temos a não intervenção ou quase do estado na economia, assim como a busca pelo desenvolvimento de empresas privatizadas em todo o espaço nacional, na educação, saúde e segurança por exemplo, onde o foco da primeira, é formar indivíduos que possam desenvolver a nação economicamente.

Dentre as críticas ao liberalismo, vemos que alguns teóricos não são a favor da abertura do país para o capital estrangeiro, o que pode forçar um laço de dependência as potências desenvolvidas.

Perguntas interessantes