Analise o texto a seguir e responda.
[...] O motivo era que essa guerra, ao contrário das anteriores, tipicamente travadas em torno de objetivos específicas e limitados, travava-se por metas ilimitadas. Na Era dos Impérios, a política e a economia se haviam fundido. A rivalidade política internacional se modelava no crescimento e na competição econômicos, mas o traço característico disso era precisamente não ter limites. As “fronteiras naturais” da Standard Oil, do Deutsche Bank ou da de Beers Diamond Corporation estavam no fim do universo, ou melhor, nos limites de sua capacidade de expansão. Mais concretamente, para os dois principais oponentes, Alemanha e Grã-Bretanha, o céu tinha de ser o limite, pois a Alemanha queria uma política e uma posição marítima globais como as que então ocupava a Grã-Bretanha, com o consequente relegamento de uma já declinante
Grã-Bretanha a um status inferior. Era uma questão de uma ou de outra. HOBSBAWN, Eric J. A era dos extremos. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 37.
Sobre o texto responda as questões.
a) Por que, segundo o autor, a Primeira Guerra travava-se por metas ilimitadas?
b) De que maneira as potências desenvolvidas do mundo contemporâneo asseguram a expansão de seus respectivos mercados?
Soluções para a tarefa
A)
rivalidade imperialista e competição econômica marcado por um nacionalismo agressivo entre as grandes potências européias.
Resposta:
a) Segundo o autor, diferentemente das guerras anteriores, nas quais existiam objetivos específicos que motivavam os conflitos, a Primeira Guerra foi travada em razão da expansão ilimitada das economias dos países envolvidos. Como naquele período (início do século XX), a expansão econômica das potências europeias dependia, sobretudo, da ocupação e do controle de territórios localizados em outros continentes, o crescimento da economia de um país consistia no declínio da economia de outro.
b) As potências do período asseguravam a expansão de suas economias competindo com outras potências pela exploração de países menos desenvolvidos, principalmente países localizados na África e na Ásia.