História, perguntado por juliasilva568, 10 meses atrás

Analise o texto a seguir.


[...] Atenção para aspectos socioculturais importantes que os marxistas deixavam muitas vezes de lado quando se dispunham a analisar a difusão do fascismo. Wilhelm Reich fez observações interessantes, por exemplo, sobre as tradições educacionais fortemente repressivas da sociedade burguesa e sobre o papel que essa educação desempenhava na formação de indivíduos dóceis, recalcados, sem espírita crítico, fáceis de recrutar para as fileiras das organizações fascistas, onde lhes era proporcionada a chance compensadora de se “identificarem” com a personalidade enérgica do “chefe”.

(KONDER, Leandro. Introdução ao fascismo. 2.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1979, p. 87).


1. Podemos afirmar, segundo o autor, que o sucesso do fascismo se deve exclusivamente à conjuntura política ou econômica? Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
74

Não, já que o autor ressalta que, além da conjuntura política e econômica, é necessário também levar em consideração diversos aspectos socioculturais da Alemanha para entender a ascensão do nazifascismo no país na década de 1930.

O modo como a sociedade alemã era centrada na figura dos líderes, e como a população deveria obedecê-los, por exemplo, é apresentado pelo autor como um elemento diretamente relacionado com a rápida expansão do nazifascismo, que usava esta crença como uma de suas bases políticas.

Respondido por mcsd
46

Resposta:

Resposta: Não exclusivamente, porque como o autor diz os aspectos socioculturais(maneira de como receberá educação) também influencia.

Explicação:

Perguntas interessantes