Analise o texto a seguir acerca do processo de Globalização:
[...] A globalização é profundamente injusta, pois não só europeus e americanos (com economias e sociedades sólidas e estruturadas) não são afetados pela crise global, como são os Estado Unidos que impões ao mundo, dado seu poder, a sua visão própria da globalização, liberal e adaptada aos seus interesses. Ela também enfraquece os Estados, as políticas de controle ambiental e o padrão de vida dos trabalhadores de todo o mundo. Isso ocorre porque com o capital e as empresas podendo se deslocar livremente pelo mundo, ela pode trafegar de continente em continente em busca da melhor e mais barata mão de obra, dos impostos mais baixos, das regulamentações ambientais mais brandas etc., e ainda punir aos que não se curvarem aos seus desígnios. Isso aumenta a concentração de renda, a exclusão social e agrava a contradição chave do capitalismo (excesso produção/subconsumo) em escala planetária, o que é um prognóstico dificilmente animador. De qualquer forma, não só a globalização é um fato a que inevitavelmente teremos que nos adaptar, como ela pode ser até positiva ao abrir imensos espaços para o desenvolvimento [...].
BERTONHA, João Fábio. Geopolítica e relações internacionais na virada do século XXI: uma história do tempo presente. Maringá: EDUEM, 2006. (p. 40 e 41).
A partir da análise das informações disponibilizadas no texto, assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
letra B,esta no final da ultima aula conceitual.
Respondido por
6
Está correta a alternativa 3, que afirma que a globalização pode ser vista como imposição de uns países sobre outros.
As alternativas completas estão nesse link: https://brainly.com.br/tarefa/49141450
A globalização é um processo de aproximação do mundo, que passa a tomar um modelo de economia mais parecido e integrado. Esse modelo de consumo e de comércio, porém, não é um modelo qualquer, mas é o modelo considerado ideal pelos países mais ricos.
Por isso, há vários críticos da globalização que afirmam que outros modelos eram possíveis e, por isso, não devemos tratar a globalização como é hoje como se fosse algo inevitável.
Anexos:
Perguntas interessantes