Analise o texto
A globalização constitui-se uma nova ameaça, ao exacerbar a desigualdade econômica e a exclusão social entre as nações e no interior delas mesmas. A mesma dinâmica uniformizadora promete integrar os países, mas globaliza a miséria. Além disso, o frenesi da modernização e do consumo exacerba os custos sociais e ambientais locais e globais.
A cidadania para ser exercitada depende de oportunidades sociais e diminuição dos indicadores de pobreza e exclusão social. Historicamente a desigualdade no Brasil é parte da sociedade que se inicia com o modelo escravista que não somente constituiu determinantes marcados pela exclusão social, econômica e cultural. Frente a isso, as políticas públicas são fundamentais para combate a pobreza, a desigualdade e exclusão social. (BELENS, 2017, p. 31-32)
O texto acima reflete a desigualdade econômica com processo globalizatório. Considerando as proposições que seguem, julgue-as (V) se a sentença for verdadeira ou (F) se a sentença for falsa.
( ) O texto retrata a desigualdade como um princípio inerente a qualquer forma de estruturação social, que implica na articulação e acumulação de recursos materiais e sociais por parte de atores pertencentes a uma dada sociedade.
( ) O texto retrata a pobreza e a desigualdade atual como resultado do processo da chamada globalização, embora diferentes discursos se manifestem em torno da questão para instituir um sentido de um fenômeno natural.
( ) O texto apresenta que os indicadores sociais se evidenciam nas taxas de analfabetismo, no rendimento médio do trabalho, nas taxas de mortalidade infantil e de desemprego.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Resposta:
(A) V – F – F
(B) F – V – F
(C) V – V – V
(D) V – F – V
(E) F – F – V
Soluções para a tarefa
Olá, amigo(a)!
Em linhas gerais, a Globalização pode ser compreendida como um processo em que ocorre a interação entre os países do globo terrestre. Na atualidade, esta interação se dá pelos ambientes:
político - com tratados e acordos internacionais;
econômico - com a abertura do comércio global (exportações e importações);
social - com o surgimento da internet e a disseminação rápida da informação (sites, redes sociais).
No entanto, este processo é considerado desigual, uma vez que apenas as grandes potências econômicas se beneficiaram de fato (por terem capital e tecnologia disponíveis). Por outro lado, os países emergentes ou subdesenvolvidos continuam dependentes da tecnologia (trazida pelas multinacionais) produtiva das grandes potências. Nestes países periféricos, a distribuição da renda é muito irregular, o que contribui cada vez mais para a divisão social entre pobres e ricos.
Gabarito:
"(C) V – V – V".
Até a próxima!