Saúde, perguntado por mahsouzasantos, 2 meses atrás

Analise o seguinte fragmento textual:
“Considera-se que, a partir da publicação da Portaria nº 1.886/97, o Programa de Saúde da Família (PSF) passou a ser oficialmente uma estratégia de mudança de modelo de atenção à saúde, a partir da Atenção Básica à Saúde - ABS, e recebeu a denominação de Estratégia Saúde da Família (ESF). Contudo, há quase 20 anos dessa publicação, inúmeros atores que atuam direta ou indiretamente na ESF a denominam de PSF; mas o que é relevante é que se trata de uma importante estratégia”.

ALBUQUERQUE, M. I. N. de. Uma revisão sobre as políticas públicas de saúde no brasil. Recife, 2015. p. 24.

A respeito das ações específicas da Estratégia Saúde da Família, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).

I. ( ) Em 2011, surgiu a Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, que tem como proposta reorganizar a Atenção Básica, a Estratégia Saúde da Família e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
II. ( ) A Atenção Básica é estabelecida como um conjunto de ações de caráter individual e/ou coletivo, com objetivo de atender aos princípios de promoção, prevenção, proteção, tratamento e reabilitação à saúde.
III. ( ) A Atenção Básica busca a atenção integral ao indivíduo, à família e à comunidade procurando, por meio da educação em saúde, causar um impacto positivo na saúde e na autonomia das pessoas e nos DSS das coletividades.
IV. ( ) É de responsabilidade do município, estado e da federação apoiar e estimular a utilização da Estratégia Saúde da Família pelos serviços municipais de saúde para consolidar e expandir a atenção básica à saúde.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

V, V, F, V.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, F, F.
V, V, V, V.

CORRETA : V, V, V, V.

Soluções para a tarefa

Respondido por annapieruci
1

Resposta:

VVVV  - Todas estão corretas

Explicação:

Por meio da Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, o governo passou a gerir a Atenção Básica à Saúde por meio da Estratégia da Saúde da Família (ESF), integrando o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) a essa nova forma de gestão em saúde, utilizando-se também de práticas educacionais em saúde. A partir da implantação dessa política, houve uma expansão da Atenção Básica à Saúde com objetivo de diminuir as desigualdades sociais e de saúde da população brasileira em municípios, estados e federação.

Perguntas interessantes