Física, perguntado por Beatrizkonde7055, 1 ano atrás

Analise o movimento de um planeta em diversos pontos de sua trajetória em torno do Sol, conforme aparece na figura. A Considerando os trechos entre os pontos A e B e entre os pontos C e D, pode-se afirmar que, (A) entre A e B, a área varrida pela linha que liga o planeta ao Sol é maior do que aquela entre C e D. (B) caso as áreas sombreadas sejam iguais, o planeta move-se com maior velocidade escalar no trecho entre A e B. (C) caso as áreas sombreadas sejam iguais, o planeta move-se com maior velocidade escalar no trecho entre C e D. (D) caso as áreas sombreadas sejam iguais, o planeta move-se com a mesma velocidade nos dois trechos. (E) caso as áreas sombreadas sejam iguais, o tempo levado para o planeta ir de A até B é maior que entre C e D.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por andre19santos
27
Vamos utilizar a segunda Lei de Kepler para resolver.

Segunda Lei de Kepler fala sobre a velocidade que um planeta orbita em torno do Sol, relacionando as áreas com os períodos. Seu enunciado é:
"Uma linha unindo um planeta ao Sol varre áreas iguais em períodos de tempo iguais...".

Utilizando a grandeza de momento angular, descrita por: L = mvr, onde L é o momento linear, m é a massa, v é a velocidade e r é a distância.
Note que para conservar o momento linear (pela lei de Kepler), aumentando a distância, a velocidade tem que diminuir. Então a velocidade entre C e D é menor que a velocidade entre A e B.

Resposta: Alternativa B
Respondido por luishenrique150307
0

Resposta:

B de BOLA

Explicação:

Perguntas interessantes