Análise o heredograma que representa a herança da hemofilia.
A) quantos indivíduos afetados?
B) quais os genótipos de l1, l2, l3, l4, ll1, ll2, ll3, ll4, ll5
Soluções para a tarefa
A hemofilia é uma anomalia genética causada por gene recessivo presente no cromossomo X, na região não homóloga ao cromossomo Y. Isso significa que para um homem (XY) ser hemofílico basta ter uma cópia do gene em seu cromossomo X. Já uma mulher (XX) hemofílica precisa ter 2 cópias do gene, o que é menos comum. Mulheres heterozigotas são apenas portadoras do gene e não desenvolvem a hemofilia.
A) No heredograma, os indivíduos marcados são os portadores de hemofilia:
I-1, II-1 e II-3. OBS: Verifique se não houve um erro aí porque o indivíduo I-4 também deve ser hemofílico (e estar marcado)
Os demais indivíduos são normais, podendo ser homozigotos (todos os homens e algumas das mulheres) ou heterozigotos (apenas algumas das mulheres).
Vou chamar o gene para hemofilia de o e o gene para normal de O (o correto é usar as letras h e H, respectivamente. Depois você substitui, ok?):
Homem normal = X⁰Y
Homem hemofílico = X°Y
Mulher normal homozigota = X⁰X⁰
Mulher normal portadora = X⁰X°
Mulher hemofílica (rara) = X°X°
B) II-1 tem genótipo X°X° tendo herdado um gene do pai hemofílico (I-2) e outro da mãe normal (I-1) cujo genótipo é, portanto normal portadora (X⁰X°).
III-3 é hemofílico, filho de pai normal (II-2 = X⁰Y). Então o gene para hemofilia só pode ter sido herdado da mãe normal portadora (II-3 = X⁰X°). Mas para essa mulher ser portadora do gene, é porque ele foi herdado de seu pai I-4 (por isso, afirmei lá em cima que ele deveria estar marcado como hemofílico). Assim funciona a herança ligada ao cromossomo X, caso da hemofilia.
Os irmãos de II-3 (II-4 e II-5) são homens normais portanto são ambos X⁰Y. Isto porque a mãe desses 3 (I-3) é provavelmente normal homozigota (X⁰X⁰).
As irmãs de III-3 (III-1 e III-2), todos filhos do casal II-2 x II-3 (X⁰Y ˣ X⁰X°) podem ser tanto homozigotas (X⁰X⁰) como normais portadoras (X⁰X°) sendo pelo menos um do seus cromossomos X⁰ herdados do pai:
X⁰ Y
X⁰ X⁰X⁰ X⁰Y → filho normal
X° ↓ X⁰X° X°Y → filho hemofílico
filhas
normais (50% portadoras)
Espero ter ajudado.