Analise o fragmento extraído de um conto machadiano, intitulado – “Um apólogo”, pontuando-o de acordo com as regras preestabelecidas. Depois, marque a opção correta. Era uma vez uma agulha que disse a um novelo de linha Por que está você com esse ar toda cheia de si toda enrolada para fingir que vale alguma coisa neste mundo * 2 pontos A) Era uma vez uma agulha que disse a um novelo de linha: Por que está você com esse ar toda cheia de si toda enrolada para fingir que vale alguma coisa neste mundo. B) Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: – Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo? C) Era uma vez uma agulha que disse a um novelo de linha: – Por que está você com esse ar toda cheia de si toda enrolada para fingir que vale alguma coisa neste mundo? D) Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: Por que está você com esse ar toda cheia de si toda enrolada para fingir que vale alguma coisa neste mundo? E) Era uma vez uma agulha que disse a um novelo de linha. – Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada para fingir que vale alguma coisa neste mundo?
Soluções para a tarefa
Alternativa E.
Era uma vez uma agulha que disse a um novelo de linha.
– Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada para fingir que vale alguma coisa neste mundo?
As opções B e D apresentam vírgula na primeira frase, antes da partícula “que” e, portanto, estão incorretas. Usamos vírgula antes do “que” apenas quando a oração iniciada por esta partícula acrescenta ao antecedente a que está se referindo uma informação acessória, que seja dispensável ao sentido essencial da frase.
Note que se retirarmos o período ''que disse a um novelo de linha'' e deixarmos apenas ''Era uma vez uma agulha: – Por que está você com esse ar(...)'' a frase perderá o sentido. Sendo assim, o período iniciado pela partícula “que” não é dispensável, e não exige vírgula.
As opções A e C estão incorretas porque não apresentam vírgula separando os elementos listados: toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Resposta:
Letra B
Explicação:
Temos aqui a palavra “que", pronome relativo.
O pronome relativo, vem precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas.
Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação.'
in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-que-e-as-virgulas/8241 [consultado em 22-09-2020]