Filosofia, perguntado por ssafe222, 11 meses atrás

analise e interprete as mais conhecidas máximas socráticas: "só sei que nada sei" e "conhece-te a ti mesmo" ,que significado elas poderiam ter para a sociedade grega e para o mundo contemporâneo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por egzeri
51

Resposta:

"só seio que nada sei" - Podemos afirmar que existe a contraposição de dois tipos de conhecimento: o conhecimento através da certeza e o conhecimento através da crença justificada. Sócrates se considera ignorante porque não tem certezas, afirmando também que o conhecimento absoluto ou com certeza, só existia nos deuses. Assim, muitas vezes esta frase significa que não é possível saber algo com a certeza absoluta e não significa que Sócrates não sabia absolutamente nada.

"conhece-te a ti mesmo" - Esta frase indica que o primeiro passo para o verdadeiro conhecimento é nos conhecermos a nós próprios. Se queremos conhecer o mundo à nossa volta, devemos em primeiro lugar conhecer quem nós somos. O conhecimento e conhecer a nós próprios é um processo, uma busca que não tem fim e a cada dia podemos aprender mais.

Explicação:

É possível aprender e adotar uma maneira de viver. É melhor assumir que não se tem conhecimento sobre alguma coisa, do que falar sem saber. Quem pensa que sabe muita coisa, normalmente tem pouca disponibilidade ou vontade de aprender mais. Em contraposição, quem sabe que não sabe, muitas vezes quer mudar essa situação, mostrando desejo de aprender.

O processo de autoconhecimento muda a forma como uma pessoa interage com o mundo e com as outras pessoas, abrindo a possibilidade para conhecer e aprender novas coisas.

Respondido por larissamagrani
4

A frase "Só sei que nada sei" é símbolo da douta ignorância de Sócrates, ou seja, o pensador, embora consciente da sua sabedoria, entende que o verdadeiro filósofo deve ser humilde e não agir por títulos ou honrarias.

Sócrates tinha um jeito peculiar de "fazer" filosofia: muito astuto e considerado sábio pelo Oráculo de Delfos, ele andava pelas ruas de Atenas dialogando com os jovens, com a finalidade de trazer a luz filosófica em suas palavras (por assim dizer).

Utilizando da maiêutica (parto das ideias), Sócrates conversava sobre os temais mais corriqueiros e usava da técnica da ironia para desconstruir conceitos errôneos e do senso comum da época.

Sócrates focou sua filosofia no homem e na sua ética, tendo como primazia analisar o comportamento humano e filosofar acerca de como viver filosoficamente.

Link: brainly.com.br/tarefa/18724217

Anexos:
Perguntas interessantes