análise do livro a menina sem palavra
Soluções para a tarefa
Resposta:
O conto que dá título ao livro, “A menina sem palavras”, é a representação nacional. Moçambique não consegue falar, sua voz é abafada e ninguém escuta mas, assim como no conto que originou o nome da obra, basta dar uma chance de Moçambique renascer e ressurgir de seus males. No conto, esse ápice vocal ocorre quando a menina vislumbra a lua. Que tipo de lua Moçambique precisa ver para poder, finalmente, falar?
Mia Couto faz com que tenhamos vontade de conhecer essa voz, pequena se comparada a tantas vozes africanas ainda caladas. Apesar das inúmeras críticas sociais, esse não é o intuito do livro. A obra é leve e seu objetivo é mostrar os costumes de uma nação. No entanto, pela longa duração, as desigualdades, desprezo, descaso e exploração estão tão impregnadas nos costumes e hábitos que faz com que eles apareçam na obra. A intenção de Mia Couto não era montar um país utópico.
Leve, com contos rápidos e que instigam a curiosidade, a leitura rende com uma admiração pela facilidade que o autor teve ao construir os contos para os leitores. Eles querem saber mais mas, na medida certa, Mia Couto junta a ingenuidade da criança com um teor social. Tão resguardado e, ao mesmo tempo, gritante.
Espero ter ajudado e bons estudos
O conto que dá título ao livro, “A menina sem palavras”, é a representação nacional. Moçambique não consegue falar, sua voz é abafada e ninguém escuta mas, assim como no conto que originou o nome da obra, basta dar uma chance de Moçambique renascer e ressurgir de seus males. No conto, esse ápice vocal ocorre quando a menina vislumbra a lua. Que tipo de lua Moçambique precisa ver para poder, finalmente, falar