Análise de Conjuntura
Leia o trecho a seguir:
"O instituto da propriedade, como bem assinalou K. Marx, é a pedra fundamental do edifício jurídico capitalista. A busca incessante do empresário capitalista é pela apropriação, sob a forma de direito exclusivo, de toda e qualquer coisa material. Ou então, como sucedeu no campo do chamado direito industrial, a transformação de qualquer técnica produtiva em bem objeto de propriedade, dita intelectual [...] O capitalismo fez desaparecer, de certa forma, a velha noção de bem comum ou comunidade. Ele se contrapõe assim, logicamente, ao ideal republicano. O adjetivo próprio é o antônimo de comum. O que conta e sempre contou, na civilização capitalista, é o interesse exclusivo do sujeito de direito".
Fonte: COMPARATO, Fábio Konder. Capitalismo: civilização e poder. estudos avançados 25 (72), 2011. Disponível em: .
Tendo em conta o trecho acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, assinale a alternativa correta sobre a importância da relação entre Estado e propriedade privada para a consolidação do capitalismo:
A
O Estado foi fundamental para a consolidação do capitalismo, uma vez que ele foi responsável por garantir por meio da lei e da força a propriedade privada e os ganhos advindos de sua exploração pela elite capitalista.
B
O Estado teve um papel secundário para a consolidação do capitalismo, uma vez que ele esteve mais atrelado com a concentração de poder político.
C
O Estado foi importante para a consolidação do capitalismo, mas não um elemento central. Isso ocorreu porque a concentração política não esteve vinculada com a concentração e acumulação capitalista.
D
O Estado surge em razão da acumulação primitiva do capital, de modo que é a propriedade privada que possibilita a formação do governo nacional e moderno.
E
O Estado foi uma entidade muito central para a consolidação do capitalismo, sobretudo pela promoção de políticas de desenvolvimento e aumento do número de postos de trabalho.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A é verdadeira. O Estado foi, de acordo com Marx, instrumental na fundamentação da sociedade de classes, sendo historicamente responsável por aprofundar diferenças.
B é falsa. Ele foi central, e não secundário, e foi tanto econômico quanto político.
C é falsa. A concentração política existiu justamente para favorecer esta acumulação.
D é falsa. O Estado moderno é anterior ao capitalismo.
E é falsa. O Estado teria agido para defender os interesses dos capitalistas, e não para promover os interesses dos trabalhadores.
Perguntas interessantes
Espanhol,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás